O Estado de S. Paulo

Modernidad­e e tradição, cantadas pelo Violinista

- Luiz Carlos Merten

FIDDLER IN THE ROOF. (EUA, 1971). DIR. DE NORMAN JEWISON, COM TOPOL. Um Violinista no Telhado

Norman Jewison pode não ser um grande diretor, mas realizou um dos filmes mais importante­s – e influentes – dos anos 1960: No Calor da Noite. Esta foi sua primeira incursão pelo gênero musical, seguida depois por Jesus Cristo Superstar. Há algo de belo e pungente na história de Tevye, o leiteiro judeu da cidade russa de Anatevka. Ele acredita na importânci­a de manter a tradição e tenta casar as três filhas segundo preceitos religiosos. Mas cada uma seguirá seu caminho, e uma vai dilacerar o coração do pai. Durante os anos 1960, o musical oi se transforma­ndo em Hollywood. Deixou de ser a invenção de autores como Vincente Minnelli e Stanley Donen. Buscou inspiração nas grandes máquinas de fantasia da Broadway. Mas, nem que seja por uma cena, Um Violinista é imperdível. Tevye canta Sunrise, Sunset e se pergunta se a mulher que agora se casa é a menininha que viu crescer. É belíssimo.

TC CULT, 18H45. REPRISE, COL., 178 MIN.

VEJA TAMBÉM Sal de Prata

(BRASIL, 2005.) DIR. DE CARLOS GERBASE, COM MARCOS BREDA, MARIA FERNANDA CÂNDIDO. A economista que não consegue se interessar muito pelo cinema, nem quando tem um caso com um diretor. Mas a situação muda quando ele morre de repente e ela descobre um passado obscuro.

C. BRASIL, 15H50. REP., COLORIDO, 96 MIN.

Senhores do Crime

EASTERN PROMISES. (EUA, 2007.) DIR. DE DAVID CRONENBERG, COM VIGGO MORTENSEN, NAOMI WATTS. Gangue de russos domina o tráfico de mulheres para prostituiç­ão, mas Viggo Mortensen vai à luta proteger Naomi Watts. A cena da luta na sauna é virtuosism­o puro.

PARAMOUNT, 22H25. REP., COL., 98 MIN.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil