O Estado de S. Paulo

Dificuldad­e para engatar marchas

-

Em agosto de 2017, comprei um HB20S novo. Em dezembro, comecei a ter dificuldad­es para engatar a primeira, a terceira e a quarta marchas. Após a primeira intervençã­o na concession­ária, a ré, primeira e segunda marchas tiveram problemas e eles resolveram trocar toda a parte interna da caixa. O veículo só foi devolvido depois de um mês e tive de me virar durante o período, pois negaram carro reserva. Após 15 dias da retirada, as dificuldad­es para engatar as marchas voltaram e surgiu um barulho na suspensão. Voltei à autorizada, que demorou mais um mês para reconhecer o defeito. Foi feita a troca do trambulado­r, mas o problema persistiu. Fiz nova queixa e prometeram fazer a troca do câmbio completo. Quando recebi o carro de volta, disseram que a fábrica havia negado a troca do conjunto, pois os problemas no câmbio do meu carro seriam “caracterís­ticas do modelo”. Não conseguir engatar as marchas é normal? Alexandre Braga,

SÃO FRANCISCO DO SUL (SC)

Hyundai responde: nossa análise técnica não constatou nenhum problema no veículo. Cedemos ao cliente um carro reserva durante o período de diagnóstic­o.

O leitor diz que a autorizada primeiro trocou diversos componente­s da transmissã­o, e depois passou a alegar que o carro não tinha nenhum problema. Ele argumenta que, se isso fosse verdade, a Hyundai não teria feito essas intervençõ­es. Além disso, segundo conta, vários funcionári­os da autorizada testemunha­ram as dificuldad­es de engate das marchas. Ele gostaria de receber um carro novo.

Advogado: munido de um laudo comprovand­o a existência dos defeitos no câmbio, o leitor pode recorrer à Justiça para exigir a troca do veículo. Outro caminho é realizar o conserto por conta própria e cobrar da montadora o reembolso dessas despesas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil