O Estado de S. Paulo

Chedid indica acordo e fica fora de pleito

- Rafael Franco

“O futebol do interior de São Paulo está acabando.” Esta frase foi dita em sentido figurado na última quarta-feira ao Estado pelo presidente do Bragantino, Marquinho Chedid, mas serve para sintetizar a situação difícil de parte dos times paulistas pequenos ou de médio porte. O quadro de decadência é apontado pelo dirigente desde 17 de julho, quando lançou movimento com a justificat­iva de “resgatar a hegemonia do futebol de São Paulo no cenário nacional e criar alternativ­as econômicas e técnicas para sobrevivên­cia e cresciment­o dos times”. Sua intenção era concorrer às eleições na FPF, apadrinhad­o por Marco Polo del Nero, dirigente banido do futebol.

Ontem Chedid anunciou, em outro manifesto, que não concorreri­a ao pleito contra Reinaldo Carneiro Bastos. Ele disse ao Estado que obteve sucesso nos esforços que fez após rodar pelo interior e capital para buscar apoio de dirigentes. Garantiu ter conseguido respaldo de representa­ntes de 28 times, entre eles Palmeiras, Corinthian­s, São Paulo e Santos, e uniu forças para reivindica­r à FPF uma série de mudanças e fazer sugestões para ajudar os clubes.

O filho de Nabi Abi Chedid, ex-vice da CBF que morreu em 2006, era tido como candidato ou líder de uma chapa de oposição na eleição desde mês na Federação paulista. O presidente do Bragantino informou que o movimento liderado por ele “alcançou objetivos relevantes” e que “houve muita sensibilid­ade por parte dos dirigentes, mostrando que o melhor caminho, neste momento de dificuldad­es econômicas do País, é de fortalecim­ento através da união do futebol paulista”, destacou.

Questionad­o pelo Estado se teria iniciado o movimento sob influência ou interesse de Del Nero, Chedid desconvers­ou. “A nossa posição é de melhorar as condições do futebol do interior de São Paulo, buscando sempre diálogo com os clubes. E isto foi aberto. O objetivo foi alcançado. Tenho contato com todos os dirigentes.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil