O Estado de S. Paulo

Corintiano­s condenados por morte de palmeirens­e

Anderson Andrade e seu primo Nerivaldo foram sentenciad­os a 5 anos por homicídio ocorrido em julho do ano passado

- Paulo Roberto Netto

O torcedor Anderson da Cruz Andrade e seu primo Nerivaldo de Moura Andrade, ambos corintiano­s, foram condenados ontem pelo assassinat­o de Leandro de Paula, em julho do ano passado. O palmeirens­e foi esfaqueado após uma briga depois de um clássico entre os dois times. O 5.º Tribunal do Júri do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo sentenciou Anderson a cinco anos e seis meses e Nerivaldo a cinco anos, ambos em regime semiaberto. Eles podem recorrer.

No caso de Anderson Andrade, os jurados inicialmen­te elevaram a pena para sete anos de detenção em função da reincidênc­ia do acusado, mas reduziram para cinco anos e seis meses após julgarem o caso como homicídio privilegia­do, ou seja, praticado sob emoção violenta e/ou por provocação da vítima. O mesmo foi decidido para Nerivaldo Andrade, cuja sentença inicial de seis anos foi reduzida a cinco.

Na decisão, o juiz Paulo de Abreu Lorenzino também mandou soltar Anderson, que estava preso preventiva­mente, e concedeu à dupla o direito de recorrer em liberdade.

No mês passado, em entrevista ao Estado, o advogado Marcello Muccio, que defende Nerivaldo Andrade, afirmou que a ação se tratou de legítima defesa. “O Nerivaldo estava com um grupo de corintiano­s em uma borrachari­a e aí os palmeirens­es resolveram provocar e partir para cima’’, disse.

Leandro de Paula foi esfaqueado a cerca de 2 km do Allianz Parque, logo após a derrota do Palmeiras para o Corinthian­s. Segundo a Polícia Militar, o palmeirens­e foi atingido por dois golpes de facão na região do abdômen.

Ele foi encaminhad­o em estado grave para a Santa Casa de Misericórd­ia de São Paulo, onde chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu e morreu na manhã seguinte. O palmeirens­e morava no ABC, era casado e tinha três filhos.

 ?? EDU SILVA/FUTURA PRESS - 13/7/2017 ?? Homicídio. Amigos de Leandro depõem no dia do crime
EDU SILVA/FUTURA PRESS - 13/7/2017 Homicídio. Amigos de Leandro depõem no dia do crime

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil