O Estado de S. Paulo

Lauda faz transplant­e e estado é grave

-

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda está internado em estado grave na UTI de um hospital em Viena. O ex-piloto e atual diretor da Mercedes passou ontem por um transplant­e de pulmão para tentar se curar de forte infecção. Aos 69 anos, o austríaco tem condições respiratór­ias delicadas desde 1976, quando sobreviveu a grave acidente no GP da Alemanha.

Segundo a agência de notícias austríaca APA, o estado de saúde do ex-piloto é grave. O hospital onde ocorreu o procedimen­to disse que o transplant­e foi bem-sucedido. “Por conta da severa condição pulmonar, Niki teve de ser submetido a um transplant­e no Hospital Geral de Viena. O trabalho foi completado com sucesso’’, diz a nota.

Lauda era presença constante no paddock da Mercedes em todos os GPs, porém se afastou nas duas últimas provas (Alemanha e Hungria). A justificat­iva foi o tratamento de uma forte gripe. O ex-piloto construiu carreira também fora do automobili­smo. Tem como hobby principal a aviação e chegou a ser dono de companhias aéreas.

Campeão nas temporadas de 1975, 1977 e 1984, o austríaco teve a carreira marcada pelo grave acidente no GP da Alemanha de 1976. A sua Ferrari pegou fogo e ele passou quase um minuto preso pelas chamas. Internado durante seis semanas em um hospital, ele voltaria a correr na mesma temporada.

Além das plásticas para reconstrui­r a pele e da condição pulmonar delicada, Lauda também teve outros problemas de saúde nos últimos anos. O ex-piloto precisou passar por dois transplant­es de rim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil