O Estado de S. Paulo

Daniela, a polêmica de Vazante e a questão racial no País

- Luiz Carlos Merten

Vazante

(BRASIL, 2017.) DIR. DE DANIELA THOMAS, COM SANDRA CORVELONI, LUANA NASTAS, ADRIANO CARVALHO.

No ano passado, Daniela Thomas, codiretora de alguns dos melhores filmes de Walter Salles, foi massacrada no debate em Brasília, após a apresentaç­ão desse longa em competição. Ela foi questionad­a pelo foco dado à escravidão, pelo fato de ser uma branca abordando a questão racial, etc. No exterior, Vazante recebeu críticas bem mais respeitosa­s, e até elogiosas, da imprensa de língua inglesa. Nos EUA, onde os negros reagiram primeiro, e lutaram nas ruas por direitos, importante­s publicaçõe­s conseguira­m ver o filme pelo lado estético. O dono da fazenda casa-se com menina que ainda brinca de bonecas. Espera que ela esteja apta para fazer sexo, e procriar. Enquanto isso, mantém amante escrava, que tem um filho garoto, e ele brinca com a sinhazinha. Crianças, adultos, brancos, negros, todos são mercadoria­s.

TEL. CULT, 18 H. REPRISE, 100 MIN.

VEJA TAMBÉM Cazuza - O Tempo Não Para

(BRASIL, 2004.) DIR. DE SANDRA WERNECK E WALTER CARVALHO, COM DANIEL DE OLIVEIRA, MARIETA SEVERO.

Cazuza é um símbolo do rock brasileiro. Viveu pouco, e contestou muito. O filme dá conta dessa personalid­ade libertária, com atuações memoráveis de Daniel de Oliveira e Marieta Severo.

C. BRASIL, 19H50. REP., COLORIDO, 97 MIN.

Lili - A Estrela do Crime

(BRASIL, 1988.) DIR. DE LUI FARIAS, COM BETTY FARIA, REGINALDO FARIA.

A viúva Lili entra para uma gangue de assaltante­s de bancos. A princípio, só quer sobreviver, mas toma gosto e vira estrela da mídia, sendo perseguida por policial em vias de se aposentar.

C. BRASIL, 1H50. REP., COLORIDO, 83 MIN.

 ?? EUROPA FILMES ?? Minas Gerais, século 19. Brancos, negros, todos são mercadoria­s
EUROPA FILMES Minas Gerais, século 19. Brancos, negros, todos são mercadoria­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil