O Estado de S. Paulo

TSE prepara campanha para evitar abstenções

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Preocupado com a projeção de altos índices de abstenção nas urnas em outubro, o TSE fará campanha convocando os eleitores a votar. O tema não está entre os que a lei obriga o tribunal a divulgar e será a primeira vez que receberá atenção. As eleições suplementa­res em 2018 acenderam o alerta. No 2.º turno para a escolha do governador do Tocantins, em junho, 51% votaram em branco, anularam ou nem sequer comparecer­am. As peças serão baseadas em frase do presidente da Corte, Luiz Fux: “Se você não escolher, alguém escolherá por você”.

» Reta final. As peças de rádio, TV e internet estão em fase de aprovação. Devem ir ao ar até meados de agosto, quando termina o mandato de Fux.

» Lembrete. O tribunal também conversa com o Google para a empresa incluir no seu aplicativo de assistente virtual o serviço de lembrete da data da votação, do local, e dos documentos necessário­s.

» Pensa em mim. A abstenção também é preocupaçã­o de partidos do centro. A ausência favorece candidatur­as dos extremos, que têm maior facilidade em convocar a militância. O PRB, por exemplo, estuda lançar nas redes sociais a campanha “Eu vou votar”.

» Ciúmes. Chamou a atenção de tucanos os adjetivos usados por Geraldo Alckmin para defender Laurence Casagrande, ex-diretor da Dersa que está preso. Ele não usou palavras como “honestidad­e”, “homem sério” e “injustiça” nem para defender colegas tucanos.

» Jogada? Emedebista­s desconfiam que a senadora Marta Suplicy vai declarar voto no presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) agora que deixou o MDB. A pista está na sua carta de despedida que defende um projeto de desenvolvi­mento nacional. Procurada, não respondeu.

» Desarmando... A ministra Grace Mendonça, da AGU, encaminhou ao Supremo manifestaç­ão favorável às delações premiadas de presos preventiva­mente. A ONG Anjos da Liberdade ingressou com ação contra.

» ...a bomba. A ministra sustenta que qualquer mudança nessa regra torna inválidas provas de processos em curso.

» Com que roupa... O presidente do TST, João Batista Brito Pereira, baixou portaria com regras de vestimenta para frequentar a Corte. Está vedado trajar calças colantes, minissaias, transparên­cias e decotes, calças jeans rasgadas, shorts, bermudas, sandálias rasteirinh­as...

» ...eu vou? As novas regras surpreende­ram servidores e até mesmo ministros. O ato define que só terá acesso ao Tribunal quem se apresentar com “decoro e asseio”. Vale para funcionári­os, advogados e demais visitantes. O TST justifica que não havia a regra. » Pacote pronto. A CNA e as entidades que representa­m os produtores rurais reuniram as propostas do setor até 2030. O documento será entregue aos presidenci­áveis dia 29, em Brasília. Temas como política agrícola e competitiv­idade estarão no documento.

» Telefone vermelho. O ministro Raul Jungmann acertou que fará a cada 15 dias teleconfer­ência com a ministra da Segurança argentina, Patrícia Bullrich. Os dois países firmaram acordo de combate ao narcotráfi­co na fronteira.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA . COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil