O Estado de S. Paulo

O ‘fogo amigo’ republican­o nas eleições legislativ­as

- HELIO GUROVITZ E-MAIL: HELIO.GUROVITZ@ESTADAO.COM TWITTER: @GUROVITZ

Donald Trump ganhou um adversário velado e poderoso nas eleições legislativ­as de novembro: a coalizão comandada pelo bilionário Charles Koch – aquele que, na campanha de 2016, comparou a escolha entre Trump e Hillary Clinton à opção entre “câncer ou ataque cardíaco”.

Os irmãos Charles e David Koch, cuja fortuna soma quase US$ 110 bilhões, passaram a financiar republican­os de orientação libertária logo depois que George W. Bush impôs tarifas ao aço em 2003 – e não engolem a guerra comercial de Trump.

Num vídeo publicado dias atrás, Charles fez uma crítica veemente ao protecioni­smo. Trump reagiu irado: “Não preciso nem do dinheiro nem das ideias ruins deles”.

Entre aqueles que prestaram lealdade aos princípios Koch – coquetel que mistura cortes de impostos, livre-comércio, incentivos à imigração, ceticismo climático e juízes conservado­res na Suprema Corte –, estão os secretário­s de Estado, Mike Pompeo, da Educação, Betsy DeVos, o senador Ted Cruz e, em especial, o vice Mike Pence.

A coalizão Koch afirma que gastará US$ 400 milhões para manter a maioria republican­a na Câmara e no Senado. Mas não qualquer maioria. Em Dakota do Norte e Indiana, opõese às escolhas de Trump.

Se um eventual Congresso democrata obtiver sucesso no impeachmen­t, a presidênci­a cairia nas mãos de Pence, pupilo dileto dos Kochs.

 ?? PATRICK T. FALLON/ THE WASHINGTON POST ?? Congresso. Charles Koch não quer qualquer maioria
PATRICK T. FALLON/ THE WASHINGTON POST Congresso. Charles Koch não quer qualquer maioria
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil