O Estado de S. Paulo

‘Nobel’ da Matemática recebe nova medalha após furto no Rio

-

Três dias após ter a Medalha Fields – o Nobel da Matemática – furtada no Rio, o iraniano Caucher Birkar recebeu nova versão do prêmio ontem. A entrega foi no mesmo palco onde ocorreu a cerimônia original.

Ele (de origem curda e naturaliza­do britânico) disse que o episódio não vai apagar a boa imagem que tem do Brasil. “E vou voltar aqui, de novo, no Rio.” Bem humorado, Birkar ainda destacou o fato de ser o único cientista a ter recebido duas vezes o prêmio do Congresso Internacio­nal de Matemática, que ocorre a cada quatro anos.

“Já passei por coisas bem piores na vida, então isso é como uma piada, em comparação a outras coisas”, afirmou ele, que passou a infância em meio à guerra entre o Iraque e o Irã.

No dia em que ganhou a medalha, juntamente com mais três

cientistas, Birkar deixou o objeto dentro de uma pasta, em cima de uma mesa do pavilhão do Riocentro. Quando percebeu o furto, a equipe de segurança do congresso foi acionada. A pasta foi achada debaixo de uma arquibanca­da, mas só o telefone foi deixado para trás. A medalha, de ouro 14 quilates, é avaliada em R$ 16 mil. Dois suspeitos do crime foram identifica­dos pela Polícia Civil, com base nas imagens das câmeras, mas ainda não foram encontrado­s. É a primeira vez que o evento é realizado no Hemisfério Sul.

 ?? CARL DE SOUZA/AFP ?? Iraniano. Caso não apaga boa impressão do País, diz Birkar
CARL DE SOUZA/AFP Iraniano. Caso não apaga boa impressão do País, diz Birkar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil