O Estado de S. Paulo

‘Canibaliza­ção’ é prevenida com reposicion­amento

Para reduzir risco de um carro ‘roubar’ clientes de outro dentro da marca, Fiat e Toyota alteraram as linhas Uno e Etios

-

Quando lançou o Mobi no País, há dois anos, a Fiat fez alterações na gama do Uno, que era até então seu carro de entrada. Agora, o Uno mais em conta, tabelado a R$ 42.990, já vem com o motor 1.0 de três cilindros, arcondicio­nado e direção assistida, entre outros itens.

Com isso, o novato se distanciou do veterano. O Mobi, que mantém o defasado 1.0 de quatro cilindros na versão de entrada, parte de R$ 35.690.

Também para evitar canibaliza­ção, o Etios (hatch e sedã) perdeu as versões mais caras. Para os clientes dessas configuraç­ões, agora há o Yaris, também com duas opções de carroceria.

Na Volkswagen, a simplifica­ção foi mais extensa. Começou com o Fox. “Ele tinha 385 combinaçõe­s possíveis. Agora, só há 15”, diz o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, Gustavo Schmidt. O modelo passou a ter só duas versões, Connect e Extreme, esta para atender o perfil de clientes do CrossFox, que saiu de linha.

O Golf também perdeu versões. Saíram de cena a 1.6 e a 1.0 turbo com câmbio manual. Agora, para a 1.0 só há automático.

Outros que foram simplifica­dos são o Gol e o Voyage. Hatch e sedã têm 30 combinaçõe­s possíveis, ante as cerca de 300 da linha 2018. Por outro lado, passaram a ter versão automática.

A chegada do Virtus e do novo Polo contribuiu para esse reposicion­amento. Schmidt diz que com isso a marca reduziu o risco de canibaliza­ção principalm­ente entre Polo e Fox.

Segmentos enxutos. Nos Estados Unidos, a Ford prepara uma revolução em sua linha de produtos. Vão restar apenas utilitário­s-esportivos e picapes, modelos dos segmentos que mais fazem sucesso entre os consumidor­es do país.

Para abrir espaço para os novos SUVs e picapes em sua linha de produção, a Ford deixará de oferecer hatches e sedãs. Na lista dos que vão “morrer” para viabilizar o reposicion­amento estão Fusion, que é feito no México, Fiesta e Focus. Os dois últimos serão mantidos no Brasil.

 ?? FIAT ?? Sem briga. Com a vinda do Mobi, há dois anos, Uno (à esq.) ficou mais caro
FIAT Sem briga. Com a vinda do Mobi, há dois anos, Uno (à esq.) ficou mais caro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil