O Estado de S. Paulo

Preso suspeito por sumiço de 12 brasileiro­s

- FAUSTO MACEDO e FABIO SERAPIAO

A Polícia Federal capturou no sábado, no Panamá, o principal suspeito pelo desapareci­mento de 12 brasileiro­s, 5 dominicano­s e 5 cubanos em novembro de 2016, durante travessia ilegal de barco das Bahamas para os Estados Unidos.

As informaçõe­s foram divulgadas pela PF ontem. A ação resulta da 3.ª fase da Operação Piratas do Caribe e foi realizada em conjunto com a Interpol, U.S. Immigratio­n and Customs Enforcemen­t e e polícias do Panamá e da República Dominicana. O homem, de 40 anos, foi encaminhad­o para Brasília.

Estima-se que a organizaçã­o criminosa da qual ele faz parte tenha movimentad­o, nos últimos anos, mais de R$ 25 milhões e enviado uma média de 150 adultos e 30 crianças e/ou adolescent­es por ano para tentar o ingresso ilegal nos Estados Unidos. A PF também constatou que vários brasileiro­s morreram ou desaparece­ram enquanto tentavam a travessia.

As investigaç­ões começaram com base na notícia do desapareci­mento de um brasileiro que teria tentado entrar ilegalment­e nos Estados Unidos, em dezembro de 2016, com auxílio de coiotes. A apuração indicou que, antes de sair do País, os imigrantes ficavam em cidades com aeroportos internacio­nais de fácil acesso, aguardando a ordem de embarque para as Bahamas, onde aguardavam por vários dias e faziam a travessia de barco até os Estados Unidos. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil