O Estado de S. Paulo

Filho suspeito de matar pai é preso em SP

- Felipe Resk

A Justiça decretou ontem a prisão do comerciant­e Ricardo Antônio Carmona, de 42 anos, suspeito de assassinar a facadas o próprio pai, o empresário Oswaldo Carmona, de 78, na Vila Nova Conceição, zona sul. Segundo a polícia, ele confessou o crime, relatou histórico com drogas e uso de remédio para doença psiquiátri­ca. Disse ter ouvido “vozes muito fortes”, pedindo que matasse o idoso.

Por enquanto, ele ficará 30 dias presos temporaria­mente. A Polícia Civil pediu exame para aferir a capacidade mental de Ricardo e confirmar se agiu por causa de transtorno. Caso a hipótese se confirme, pode até ser considerad­o inimputáve­l pela investigaç­ão: ou seja, incapaz de responder por seus atos. Assim, caberá ao juiz definir se há necessidad­e de internação – e não mais se ele deve ou não ser mantido preso.

“Até o momento, o que se demonstra é que ele tem transtorno psiquiátri­co que pode ser decorrente do uso de droga”, disse o delegado Fábio Pinheiro Lopes, titular do 15.º Distrito Policial (Itaim-Bibi), responsáve­l pela investigaç­ão. “Para a Justiça, o que é importante é saber se ele era ou não inimputáve­l.”

Perfil. Ricardo é solteiro e morava com os pais no 10.º andar de um prédio na Praça Pereira Coutinho. Na noite de sábado, estavam só ele e o idoso no apartament­o. Por volta das 21h30, teria ouvido vozes, dizendo para matar o pai. Foi à cozinha e pegou uma faca, conforme depôs à polícia. Oswaldo assistia à TV. Na sala, tentou golpear o pai, que resistiu. Os dois chegaram a entrar em luta corporal, mas a vítima acabou atingida na região da face e do tórax. Ele, então, jogou a faca sobre o sofá, pegou a chave do carro e fugiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil