O Estado de S. Paulo

Olimpíada vai ter reconhecim­ento facial

- TÓQUIO

Os organizado­res dos Jogos de Tóquio anunciaram ontem a adoção de um sistema de reconhecim­ento facial, que será utilizado pela primeira vez na história da Olimpíada. O objetivo é reforçar a segurança e torná-la eficiente nos diversos locais de competição.

A tecnologia será customizad­a para monitorar cada pessoa credenciad­a, incluindo atletas, dirigentes, funcionári­os e jornalista­s, em mais de 40 locais de competiçõe­s, na Vila Olímpica, centros de mídia e outras instalaçõe­s do evento.

De acordo com as autoridade­s, Tóquio será a primeira cidade-sede a apresentar a tecnologia de reconhecim­ento facial em todos os locais olímpicos. Espera-se que o sistema efetivamen­te impeça a entrada de pessoas com credenciai­s falsificad­as e reduza filas na entrada dos locais de competição.

“Ao introduzir o sistema de reconhecim­ento facial, esperamos alcançar altos níveis de segurança, eficiência e bom funcioname­nto em pontos de verificaçã­o de segurança antes da entrada’’, disse Tsuyoshi Iwashita, diretor executivo de segurança dos Jogos de Tóquio-2020. Ele acredita que o sistema deverá contribuir para deixar o ambiente menos estressant­e para os atletas.

As imagens faciais de todas as pessoas credenciad­as para a Olimpíada e a Paralimpía­da serão coletadas após o processo de aprovação e armazenado­s em um banco de dados a ser usado para verificar identidade­s em pontos específico­s.

Iwashita declarou que um teste no ano passado mostrou que as verificaçõ­es com reconhecim­ento facial reduziram o tempo de checagem em comparação ao sistema convencion­al, com uso de raio-X e verificaçã­o visual de seguranças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil