O Estado de S. Paulo

Troca de comando

- BRASÍLIA / R.M.M. e A.P.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi eleito ontem presidente da Corte. A posse será em 13 de setembro.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi eleito ontem presidente da Corte pelos próximos dois anos. O ministro Luiz Fux será o vice-presidente do tribunal no período. A cerimônia de posse está marcada para segunda-feira.

Atual vice-presidente do STF, Toffoli sucederá à ministra Cármen Lúcia, a quem dirigiu elogios durante a sessão em que foi eleito presidente. “A responsabi­lidade deste encargo é enorme, os desafios são gigantesco­s. Por um lado temos essa dificuldad­e, até pela gestão tranquila, firme, que Vossa Excelência teve nesses dois anos difíceis para a nação brasileira, com tantas demandas chegando a este Supremo Tribunal Federal e ao Conselho Nacional de Justiça”, disse.

Dentro do Supremo, a avaliação é a de que a transição de Cármen Lúcia para Toffoli será “melhor” do que a anterior, feita há dois anos entre a ministra e Ricardo Lewandowsk­i. Isso porque Cármen e Toffoli se dão bem, enquanto ela e Lewandowsk­i não têm boa relação.

O Estadão/Broadcast apurou que o futuro presidente do Supremo pretende tornar as sessões do tribunal mais ágeis, aumentar a interlocuç­ão com os colegas e levar mais casos para julgamento no plenário virtual da Corte, o que desafogari­a o número de processos pendentes de julgamento no “plenário real” do STF. Durante a sessão, Cármen desejou que Toffoli e Fux tenham um “período mais calmo” pela frente.

A gestão de Cármen foi marcada por uma série de episódios turbulento­s, como a morte em acidente aéreo do ministro Teori Zavascki (então relator da Operação Lava Jato) e a delação premiada da J&F.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ??
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil