O Estado de S. Paulo

Em evento, Ciro e Meirelles criticam ‘chapa triplex’ petista

Durante sabatina, pedetista diz que ‘o povo está sendo enganado’ e emedebista considera a estratégia ‘complicada’

- Pedro Venceslau Mateus Fagundes

Os candidatos à Presidênci­a Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meirelles (MDB) criticaram ontem a chapa presidenci­al formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito Fernando Haddad como vice e a deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) como “vice do vice”. A chapa foi apelidada de ‘triplex’ em alusão ao processo pelo qual Lula foi condenado em segunda instância, e o que motivou sua prisão.

Durante a sabatina promovida pelo banco de investimen­to BTG Pactual, Ciro ressaltou que Haddad e Manuela são seus amigos, mas disse achar que a estratégia “é um convite para dançar à beira do abismo”. “Haddad e Manuela são queridos amigos, mas eu estou preocupado. Isso é um convite à nação para dançar na beira do abismo.” Segundo ele, a “imensa gratidão” do povo brasileiro a Lula não é o suficiente para deixar todas as regras de lado. “Isso gera confusão. O povo está sendo enganado”, afirmou o pedetista aos jornalista­s após sua participaç­ão na sabatina.

Já Meirelles disse achar que a estratégia petista de insistir na candidatur­a de Lula é “complicada”. “Prefiro políticas claras, diretas e objetivas”, disse.

Além de Ciro e Meirelles, participar­am da sabatina os presidenci­áveis Geraldo Alckmin (PSDB) e Alvaro Dias (Podemos). Em sua fala, o tucano fez um trocadilho com o número do PT e criticou indiretame­nte Jair Bolsonaro (PSJ). “São 13 milhões de desemprega­dos. É a tragédia do PT”, disse. Sobre Bolsonaro, afirmou que “o extremismo é o descaminho”.

Já Dias voltou a dizer que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, mas afirmou que não fez o convite para não “constrangê-lo”. O candidato propôs ainda mudar o formato de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal, que, segundo ele, deveria ser por meio de uma lista sêxtupla, indicada por magistrado­s.

“Haddad e Manuela são queridos amigos, mas estou preocupado. Isso é um convite à nação para dançar na beira do abismo.” Ciro Gomes CANDIDATO DO PDT À PRESIDÊNCI­A

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil