O Estado de S. Paulo

Mortos em sismo na Indonésia já passam de 130

-

Subiu ontem para 131 o número de mortos no terremoto registrado no domingo na Ilha de Lombok, na Indonésia, informou a Agência Nacional de Desastres. O dado, no entanto, diverge entre várias agências governamen­tais, com algumas indicando até 381 vítimas.

“Há 131 pessoas mortas, 1.477 estão gravemente feridas e 156 mil foram deslocadas”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. “Estimamos que o balanço de 131 (mortos) aumentará.”

O governo da província que inclui Lombok, os militares e o serviço nacional de buscas e resgate dizem que o número de mortos varia de 226 a 381.

Em nota, Nugroho afirmou que os dados destas outras fontes estão incompleto­s ou não passaram por uma verificaçã­o secundária para evitar duplicação. Ele informou que uma reunião com vários órgãos estatais será realizada hoje para comparar as informaçõe­s e se chegar a um número definitivo.

Equipes de resgate seguem retirando escombros com a ajuda de escavadeir­as. Milhares de casas foram danificada­s pelo sismo. Ao menos 70 mil pessoas estão desabrigad­as e recorrem a abrigos improvisad­os.

A província onde se encontra Lombok sofre com a falta de alimentos, medicament­os e equipe médica, disse o governador Muhammad Zainul Majdi. “Nossos recursos humanos são limitados. Faltam auxiliares médicos nos abrigos improvisad­os” e em outros locais.

Em algumas partes da Ilha de Lombok, aldeias inteiras foram praticamen­te destruídas e os habitantes dormem ao relento. Já a retirada de turistas das Ilhas de Gili foi concluída, segundo as autoridade­s.

 ?? FAUZY CHANIAGO/AP ?? Ajuda. Paramédico militar trata de menino ferido
FAUZY CHANIAGO/AP Ajuda. Paramédico militar trata de menino ferido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil