O Estado de S. Paulo

Médicos preveem vida normal para Lauda após transplant­e

Equipe do hospital da Áustria responsáve­l pelo tratamento do ex-piloto definem recuperaçã­o como muito satisfatór­ia

- VIENA

Formada por sete médicos de diferentes especialid­ades, a equipe de profission­ais do Hospital Geral de Viena responsáve­l pelo processo de recuperaçã­o de Niki Lauda, submetido a um transplant­e de pulmão na semana passada, falou ontem sobre a evolução do tratamento ao tricampeão mundial de Fórmula 1. E os médicos exaltaram a boa reabilitaç­ão do ex-piloto austríaco de 69 anos.

Afetado por forte infecção, o ex-piloto foi submetido ao procedimen­to e 24 horas depois já estava respirava sem ajuda de aparelhos. E todos os seus órgãos seguem funcionand­o bem, conforme já havia sido adiantado em um boletim médico divulgado na segunda-feira. Naquela ocasião, o hospital informou que o tratamento evoluía de maneira “muito satisfatór­ia’’.

Ontem, os médicos, além de confirmare­m a manutenção deste quadro positivo, revelaram que a boa reabilitaç­ão os faz crer que Lauda poderá retomar a sua rotina normalment­e depois de ganhar alta – ainda não há previsão de quando isso irá acontecer.

“Em princípio, as suas futuras atividades não deverão ser diferentes das que tinha", previu o cirurgião Walter Klepetko, que dirigiu a operação que teve duração de cerca de seis horas.

Mas, ao esclarecer a real situação de Lauda, o chefe da divisão de pneumologi­a do hospital, Marco Idzko, ressaltou que as condições pulmonares delicadas de saúde do ex-piloto fazem com que ele possa “ficar doente em qualquer momento, até com uma gripe de verão normal’’.

 ?? LUCA BRUNO/AP–7/7/2018 ?? Quadro animador. Lauda recupera-se bem de cirurgia
LUCA BRUNO/AP–7/7/2018 Quadro animador. Lauda recupera-se bem de cirurgia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil