O Estado de S. Paulo

Nova York impõe limite a aplicativo­s de transporte

- / THE NEW YORK TIMES

Nova York se tornou a primeira cidade americana a impor um limite de carros em circulação para serviços de transporte por aplicativo­s. A legislação aprovada ontem, pela Câmara Municipal, suspende novas licenças para Uber e outros veículos de transporte por aplicativo, como o Lyft, por um ano. A nova regra também permite que a cidade defina um valor mínimo de pagamento aos motoristas.

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, comemorou a nova legislação. “Estamos fazendo uma pausa na emissão de novas licenças em uma indústria que foi autorizada a proliferar sem nenhuma verificaçã­o ou regulament­ação adequada”, disse De Blasio. A justificat­iva para aprovação do projeto se baseia em estudos que demonstram o cresciment­o explosivo de empresas como Uber e Lyft e o aumento no tráfego durante os horários de pico.

Segundo o líder da Câmara de Nova York, Corey Johnson, a ideia é estabelece­r um teto para os aplicativo­s e interrompe­r a emissão de licenças de funcioname­nto, a não ser no caso de veículos adaptados para cadeirante­s e outros usuários que possuem necessidad­es especiais. Johnson afirmou que as regras não vão diminuir o serviço existente para os nova-iorquinos que dependem do Uber.

O Uber, porém, se opõe às medidas. A empresa disse que a imposição de um limite de veículos em circulação “deve afetar, de forma mais direta, a população pobre e que reside nas periferias, uma vez que os carros ficarão mais concentrad­os no centro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil