O Estado de S. Paulo

Bistrô Charlô faz 30 anos

- Patrícia Ferraz

Entre as duas fotos ao lado passaram-se três décadas. O Charlô Whately de 33 anos era um sujeito meio pop, meio chique, que tinha passado uma temporada em Paris e estava fazendo patês para vender. Os patês eram ótimos (ainda são) e ele não media esforços para promovê-los, o que incluía degustaçõe­s na Casa Santa Luzia, oferecendo provas para a clientela. Em pouco tempo, abriu uma lojinha em que colocou também quiches, saladas e umas mesas pequenas. Quando percebeu, tinha um restaurant­e apertadinh­o e concorrido, que começou a receber pedidos para fazer um jantar ou outro em domicílio.

O Charlô de 63 anos continua meio pop, meio chique e ainda mantém seu restaurant­e no mesmo ponto, na Rua Barão de Capanema, bem maior. Mas além dele tem também o Cha Cha, misto de restaurant­e e rotisserie, no Itaim. E aqueles jantarzinh­os em domicílio deram origem a um movimentad­íssimo bufê e a uma casa de festas, a Casa Charlô. Ao todo, Charlô diz que contabiliz­a mais de mil festas e casamentos.

Pois toda essa história está sendo lembrada na celebração de 30 anos – que tem vários eventos previstos durante o ano. O primeiro grande jantar oficial (já houve uma prévia) está marcado para a próxima terça (dia 14), com menu fechado, batizado de Jantar sem fronteiras. O cardápio começa com tapas reunidas no mesmo prato: língua escarlate, curada na casa e servida sobre uma torrada com mostarda; couve-flor com molho mornay; ostras com linguicinh­a picante; para beber, Praya Witbier. A seguir, chega à mesa um peixe levíssimo, cozido no vapor e servido em caldo cítrico com ervilhas e grão-debico, escoltado por uma taça de vinho branco Evel 2016; para encerrar os quentes, peito de pato spicy com purê de banana e uma taça de Barbera D’Alba Marchesi di Barolo 2016. Na sobremesa, semi-esfera de chocolate com um drinque.

O menu harmonizad­o custa R$ 350 (R$ 250 sem bebida). Reservas pelo tel. 3087-4444. Onde. R. Barão de Capanema, 454.

 ?? WELLINGTON NEMETH ?? Alto astral. De vendedor de patê a restaurate­ur e banqueteir­o com o mesmo humor
WELLINGTON NEMETH Alto astral. De vendedor de patê a restaurate­ur e banqueteir­o com o mesmo humor
 ?? ARQUIVO PESSOAL ??
ARQUIVO PESSOAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil