O Estado de S. Paulo

NASA CHEGARÁ PERTO DO SOL

- CABO CANAVERAL (EUA)

Aagência espacial dos Estados Unidos lançou ontem uma sonda desenvolvi­da para a missão de entrar, pela primeira vez, na atmosfera do Sol.

A Agência Aeroespaci­al dos Estados Unidos (Nasa) lançou na madrugada de ontem a sonda Parker Solar Probe (PSP), desenvolvi­da para a missão histórica do país de adentrar, pela primeira vez, a atmosfera do Sol.

O lançamento, inicialmen­te previsto para anteontem, foi adiado por causa de problemas técnicos. Ontem, milhares de espectador­es acompanhar­am o foguete deixar a estação, no Cabo Canaveral, na Flórida, incluindo o astrofísic­o Eugene Parker, cujo nome batiza o equipament­o espacial. Foi Parker quem propôs a existência de ventos solares há 60 anos, uma das bases para a pesquisa que será desenvolvi­da pelo projeto.

Protegida por um escudo térmico ultrapoten­te e um sofisticad­o sistema de refrigeraç­ão, a sonda deverá passar por Vênus em outubro e fazer seu primeiro contato com o Sol em novembro. Ao todo, são esperadas 24 aproximaçõ­es com o astro nos próximos sete anos.

Em dezembro de 2024, a expectativ­a é de que a aeronave chegue a 6,3 milhões de quilômetro­s da superfície do Sol, uma distância muito curta em relação aos 150 milhões de kms que separam o astro da Terra.

 ?? BILL INGALLS/NASA ?? Flórida. Sonda PSP foi lançada do Cabo Canaveral
BILL INGALLS/NASA Flórida. Sonda PSP foi lançada do Cabo Canaveral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil