O Estado de S. Paulo

Claudio W. Abramo 1946 - 2018

-

Morreu, vítima de câncer, o jornalista Cláudio Weber Abramo, ex-diretorexe­cutivo da ONG Transparên­cia Brasil, entidade que combate a corrupção.

Morreu ontem, aos 72 anos, o jornalista Cláudio Weber Abramo, vice-presidente da ONG Transparên­cia Brasil, entidade da qual foi diretor executivo por 15 anos. Ele não resistiu às complicaçõ­es decorrente­s de um câncer. Weber Abramo deixa mulher, quatro filhos, seis netos e uma enteada.

Bacharel em matemática pela USP e mestre em filosofia da ciência pela Unicamp, Weber Abramo era uma das principais referência­s no jornalismo de dados e no combate à corrupção. Foi um dos mais importante­s articulado­res para a elaboração da Lei de Acesso à Informação (LAI), aprovada em 2011. Também foi responsáve­l por projetos pioneiros, como Dados.org e o Excelência­s.

Filho dojornalis­ta Cláudio Abramo, ex-diretor de redação dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e de Hilde Weber, primeira chargista mulher do Brasil, também colaborou para os principais veículos de comunicaçã­o do País. “Claudio Weber Abramo será sempre uma inspiração para quem luta pela democracia, pela transparên­cia e pela aplicação correta dos recursos públicos”, disse o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo (Abraji), Daniel Bramatti.

O corpo do jornalista será velado hoje na Funeral Home e cremado no Horto da Paz.

 ?? CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO-2/12/2015 ?? Abramo. Ex-diretor da Transparên­cia Brasil
CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO-2/12/2015 Abramo. Ex-diretor da Transparên­cia Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil