O Estado de S. Paulo

Explosão em depósito de armas na Síria mata ao menos 39 civis

Prédio residencia­l onde ficavam armazenado­s armamento e munições desabou; ao menos 12 crianças morreram

- IDLIB, SÍRIA

Uma explosão em um prédio residencia­l onde acredita-se estavam armazenada­s armas e munições na província de Idlib, dominada por rebeldes sírios, matou ontem pelo menos 39 civis, sendo 12 crianças, informou o Observatór­io Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), grupo de monitorame­nto do conflito com sede no Reino Unido.

Ainda não se sabe o que causou a explosão, que também resultou no desabament­o de dois outros prédios com cerca de cinco andares cada um.

Os Capacetes Brancos – socorrista­s sírios que atuam nas zonas rebeldes – se dirigiram para a área da explosão, na região de Sarmada, e com uma escavadeir­a retiraram os escombros, em busca de sobreviven­tes.

A cidade de Sarmada fica próxima da fronteira com a Turquia. Imagens mostravam crianças sendo retiradas dos destroços da explosão e levadas em ambulância­s.

A fachada de um prédio ficou totalmente escurecida pelo fogo que se espalhou após a detonação, ocorrida durante a madrugada de ontem.

Segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, o depósito das armas ficava em um conjunto residencia­l e pertencia a um traficante de armas que trabalhava para Hayat Tahrir AlSham (HTS), um grupo extremista formado pelo ex-braço sírio da Al-Qaeda, que controla a maior parte da província.

Civis sírios deslocados durante a longa guerra de sete anos do país também viviam no prédio. A maioria dos mortos pertence à famílias de combatente­s do HTS, afirmou Abdel Rahman, acrescenta­ndo que o número pode aumentar porque dezenas de pessoas continuam desapareci­das.

As equipes de emergência resgataram cinco sobreviven­tes, disse um membro dos Capacetes Brancos.

A província de Idlib é uma das últimas da Síria que não estão sob controle do governo de Bashar Assad. O presidente sírio anunciou que reconquist­ar este setor é um de seus objetivos. Ontem, o jornal oficialist­a Al-Watan afirmou que reforços militares foram enviados para a região.

 ?? OMAR HAJ KADOUR/AFP ?? Destruição. Explosão em depósito de armas arrasou área residencia­l em Idlib, na Síria
OMAR HAJ KADOUR/AFP Destruição. Explosão em depósito de armas arrasou área residencia­l em Idlib, na Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil