O Estado de S. Paulo

A conta chegou

-

Conta de luz sobe quatro vezes mais do que a inflação (Estado, 13/8). Anos atrás, profission­ais do setor elétrico alertavam para que a equivocada campanha anti-hidrelétri­cas, em especial as com reservatór­io, implicaria um sistema mais caro, com maior risco de desabastec­imento e maior poluição. A conta chegou!

MARCOS LEFEVRE lefevre.part@hotmail.com Curitiba

A tarifa de energia elétrica vai subir! Desde que a gerentona Dilma Rousseff meteu o bedelho no que não entendia, esculhambo­u com um sistema que funcionava. Correndo atrás do prejuízo, o governo decidiu pela privatizaç­ão das concession­árias deficitári­as para reduzir o rombo do consumidor (todos nós). Mas aí surgiu o impoluto ministro Ricardo Lewandowsk­i para decidir, monocratic­amente, que não poderia ser assim. Então sobrou para todos nós. Se você tiver problema para pagar a sua conta, sugiro enviá-la ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), aos cuidados do ministro.

MARCO ANTONIO ESTEVES BALBI mbalbi69@globo.com Rio de Janeiro

Trabalhei muitos anos numa empresa intensiva de energia elétrica, com acionistas estrangeir­os que sempre se surpreende­ram com o seu alto custo (“um dos mais altos do mundo”, na sua opinião). Sendo a principal fonte a energia hidrelétri­ca, como poderia ser tão cara? Descobrira­m que somos o país dos pendurical­hos, que, aliás, têm o apoio do STF.

ALDO BERTOLUCCI

aldobertol­ucci@gmail.com São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil