O Estado de S. Paulo

Ex-assessora de Trump grava a própria demissão

Omarosa registrou conversas com chefe de gabinete e com presidente, alvo de seu livro ‘Desequilib­rado’

-

A ex-assessora do gabinete presidenci­al americano, Omarosa Newman, divulgou uma gravação de áudio ontem na qual está registrada uma conversa dela com o presidente Donald Trump.

O áudio, transmitid­o no programa Today, do canal NBC, seria de um diálogo por telefone ocorrido após a demissão de Omarosa. Na gravação, Trump parece demonstrar surpresa, dizendo que não havia sido informado sobre seu afastament­o. Ontem, ele disse que só a manteve no cargo porque ela o elogiava.

Omarosa tem sido criticada pelos aliados de Trump e especialis­tas em Segurança Nacional pelas gravações que fez na Casa Branca. Um dos registros foi o do momento em que foi demitida pelo chefe de gabinete John Kelly, na Situation Room (a sala de reuniões de Inteligênc­ia na Ala Oeste da Casa Branca).

Apesar de a gravação divulgada ontem demonstrar que Trump não sabia da demissão, Omarosa afirmou acreditar que o presidente teria instruído Kelly a demiti-la, mas não forneceu provas sobre isso.

O livro de Omarosa, Desequilib­rado, lançado nesta semana, sugere que há mais por vir. “Há muita corrupção ocorrendo na Casa Branca e eu vou apontar muitos casos.”

O advogado de Trump, Rudy Giuliani, disse no programa Fox and Friends, do canal Fox, que Omarosa pode ter violado a lei ao gravar conversas particular­es na Casa Branca. No domingo, ela disse ao programa Meet the Press, da NBC, que gravou várias conversas na Casa Branca para a própria proteção. Partes de sua conversa com Kelly foram reproduzid­as no ar.

Críticos denunciara­m as gravações como uma grave violação de ética e segurança. Omarosa disse ter tomado a conversa com Kelly como uma “ameaça” e defendeu sua decisão de gravá-la secretamen­te, assim como outras conversas na Casa Branca.

 ?? TIMOTHY A. CLARY/AFP ?? Ex-aliada. Omarosa ameaçou fazer denúncias de corrupção
TIMOTHY A. CLARY/AFP Ex-aliada. Omarosa ameaçou fazer denúncias de corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil