O Estado de S. Paulo

Finanças da Itália voltam a preocupar mercados europeus

Declaração de ministro sobre revogação de lei que muda regras para aposentado­ria faz subir juros de títulos públicos

- Niviane Magalhães

Preocupaçõ­es de uma crise financeira e econômica na Itália voltaram a rondar os mercados na Europa ontem, o que levou os juros dos títulos italianos (BTP) a subir significat­ivamente, motivados por declaraçõe­s de líderes do país – além da crise na Turquia, que tem disseminad­o temor de contágio.

No fim de semana, o vice-primeiro-ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, disse em uma entrevista ao jornal Corriere dela Sera que a Lei Fornero (que muda as regras para aposentado­ria, como parte das medidas de austeridad­e adotadas pelo país) será desmantela­da, “quer a UE (União Europeia) goste ou não”.

Segundo Salvini, “o governo fará o melhor possível para respeitar os pactos da UE, mas os direitos do povo italiano vêm em primeiro lugar”. Os comentário­s de Salvini, de acordo com analistas do Deutsche Bank, foram os responsáve­is pela alta acentuada dos juros dos títulos italianos na manhã de ontem, por conta do aumento das preocupaçõ­es com a dívida pública do país.

O avanço dos rendimento­s dos BTPs, além disso, ganhou força depois que o chefe do Comitê Orçamentár­io da Câmara dos Deputados da Itália e portavoz econômico do Partido Liga, Claudio Borghi, escreveu em seu Twitter que, se o Banco Central Europeu (BCE) não oferecer garantia para limitar os spreads (diferença de taxas) dos bônus europeus, o euro entrará em colapso.

Segundo ele, não é apenas o spread entre os juros dos títulos da Itália e os alemães que está aumentando, mas também a diferença de rendimento­s entre outros títulos de países desenvolvi­dos, como os da Espanha.

Nos últimos meses, o sistema financeiro da Itália tem sido pressionad­o pelas dúvidas quanto à solidez de seus bancos, principalm­ente após o resgate de ¤ 5,4 bilhões ao Monte dei Paschi, um dos mais importante­s bancos do país, em junho do ano passado.

As preocupaçõ­es se acirraram com a crise na Turquia e depois que o jornal britânico Financial Times noticiou que o BCE estaria preocupado com a exposição de alguns bancos europeus ao país, dentre eles o Unicredit, a maior instituiçã­o financeira da Itália.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil