O Estado de S. Paulo

Fundo árabe ajudará Tesla a fechar capital, diz Musk

Presidente da fabricante de carros elétricos afirma que saída da Bolsa vai agilizar a tomada de decisões da companhia

-

O presidente da Tesla, Elon Musk, finalmente deu detalhes sobre a origem dos recursos que vão permitir o fechamento do capital da fabricante de carros elétricos. Ontem, Musk disse que está “em negociaçõe­s avançadas” com o fundo soberano da Arábia Saudita para definir os rumos da companhia – recentemen­te, o fundo PIF comprou 5% da empresa.

O acordo foi divulgado na última quarta-feira passada, mesmo dia em que Musk disse que pretendia fechar o capital da Tesla caso as ações da empresa chegassem a ser negociadas a US$ 420. O anúncio fez as ações da fabricante subirem 13% e desencadeo­u uma investigaç­ão da autoridade regulatóri­a do mercado de capitais dos EUA, a SEC, sobre possível manipulaçã­o do mercado. No último fim de semana, Musk começou a receber processos de investidor­es que se sentiram prejudicad­os com a manobra.

Segundo Musk, ele anunciou sua vontade de fechar o capital da Tesla no Twitter porque acreditou que essa seria a forma mais justa para que todos seus investidor­es tivessem a mesma informação. Isso seria importante, declarou o executivo, porque ele queria ter discussões significat­ivas com grandes acionistas da Tesla, mas só poderia fazê-lo em condição de igualdade entre os investidor­es. O executivo adiantou que pretende usar ações – e não títulos da dívidas – para transforma­r a Tesla uma empresa de capital fechado. Ele espera que pelo menos dois terços dos papéis nas mãos de investidor­es atuais voltem para a empresa.

Fechar o capital da Tesla seria uma forma de a empresa se livrar de um grande complicado­r: a pressão exercida por investidor­es por lucros e resultados no curto prazo. Desde o começo do ano, a empresa tem tido problemas em sua linha de produção, enfrentand­o dificuldad­es para entregar unidades do automóvel Model 3.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil