O Estado de S. Paulo

Entre a ficção e a realidade

- Luiz Fernando Toledo Fabiana Cambricoli / BELFAST

Oque cidades europeias como Sevilha, Córdoba (Espanha), Belfast (Irlanda do Norte), Dubrovnik (Croácia), Mdina (Malta) e Reykjavik (Islândia) podem ter em comum? Uma dica: espadas, mistério, famílias que se odeiam e mortes, muitas mortes. A essa altura o leitor deve se perguntar se estamos falando de história. Não deixa de ser, mas na ficção: todas elas são ou já foram palco de cenas de uma das séries de televisão mais bem sucedidas dos últimos tempos: Game of Thrones. E todas recebem, com entusiasmo, turistas de diversas partes do mundo interessad­os em se aprofundar nos bastidores dessa saga que só deve continuar nas telas a partir de 2019, em sua última temporada.

Enquanto espera pela estreia, que tal percorrer algumas dessas locações mundo afora? Visitamos e exploramos, ao longo de dez dias, três dessas locações: as espanholas Sevilha e Córdoba – que serviram de pano de fundo para as filmagens de Dorne e Highgarden (onde está a fortaleza dos Tyrell) – e Belfast, a capital da Irlanda do Norte que, por anos, deu vida aos ventos congelante­s de Winterfell em seus arredores e também é sede dos principais estúdios da série. De bônus, visitamos uma exposição itinerante em Barcelona de peças usadas no show, como capacetes, armas e armaduras. Até setembro, a exposição pode ser visitada em Paris (mais informaçõe­s na página 6).

No meio dessa busca pelo imaginário cinematogr­áfico, foi impossível não se apaixonar também pela riqueza cultural e natural desses lugares, que, além do turismo “geek”, oferecem centenas de oportunida­des de passeios em montanhas, prédios históricos, fortalezas e de conhecer muita gente interessan­te e disposta a compartilh­ar histórias.

Falando em gente, eis um spoiler desta reportagem: todos os roteiros que percorremo­s foram auxiliados por agentes de turismo que também já atuaram como extras na série. Então prepare-se não só para tirar muitas fotos e se lembrar do que assistiu na tela, mas de preparar quantas perguntas vierem à cabeça sobre os bastidores. Eles não quiseram nos passar o WhatsApp de Emilia Clarke (que interpreta a rainha Daenerys Targaryen) ou o Facebook de Peter Dinklage (na série, Tyrion Lannister). Mas ficamos sabendo de cada piada ruim que eles contaram e de quantas vezes algumas cenas – que assistidas do sofá parecem bastante simples – precisaram ser regravadas por culpa delas.

Ah, importante ressaltar: faremos o possível para evitar spoilers, mas adiantamos que, inevitavel­mente, este texto pode conter informaçõe­s até da sexta temporada.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO HBO ??
REPRODUÇÃO HBO
 ??  ?? Como nas telas. Carnlough Harbour (E) é também a escadaria de Braavos (D); abaixo, caverna de Melisandre
Como nas telas. Carnlough Harbour (E) é também a escadaria de Braavos (D); abaixo, caverna de Melisandre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil