O Estado de S. Paulo

Winterfell: troque os cavalos pela bike

-

Ironicamen­te, o norte de Westeros fica, na verdade, ao sul da capital da Irlanda do

Norte. Muitos dizem que o mapa do continente retratado na série é uma espécie de mapa do país de cabeça para baixo, algo que nunca foi confirmado por seu criador.

O nome verdadeiro da fortaleza dos Stark é Castle Ward (nationaltr­ust.org.uk/castleward), uma propriedad­e pública localizada no vilarejo de Strangford, a 1 hora de Belfast. Não é só um castelo, mas um conjunto de trilhas, que podem ser feitas por bicicleta. No mesmo roteiro é possível visitar as Gêmeas – na vida real, uma só torre – e também parte do caminho percorrido por Bryenne e Jaime Lannister, quando a guerreira o leva de volta para Porto Real. O local está sempre lotado de fãs e tem até fila para fotos.

A primeira sensação ao chegar alguma aqui é coisa, a de que mesmo está faltando para quem viu somente o primeiro episódio da série. Não existe um castelo ou uma fortaleza, mas uma espécie de fazenda com algumas torres. Quase tudo em Winterfell foi montado especifica­mente para a série – tanto em estruturas físicas quanto em efeitos especiais. Você vai se lembrar melhor das coisas quando o guia mostrar imagens das filmagens – que hoje não são mais realizadas ali por causa do forte assédio dos fãs. Ainda assim, há muitas atrações para se sentir na pele de um Stark.

Arco e flecha inspirado em Bran Stark

Uma das primeiras cenas da história, do pequeno Bran Stark (Isaac HempsteadW­right) aprendendo a atirar flechas com seu arco, pode ser reproduzid­a em um campo improvisad­o. Antes de sair atirando, os convidados são levados a uma sala especial onde podem se vestir como legítimos reis e rainhas do norte (Mais uma vez, vale uma espiada no Instagram com o nome do local, Castle Ward, para ver até onde um adulto pode ir quando O exposto de mais fantasia). interessan­te a uma dose exagerada é que eles mantêm um mapa-múndi em que os turistas assinalam de onde vieram antes de participar do jogo. Pudemos constatar que brasileiro­s, de praticamen­te todos os cantos do país, realmente gostam da série e marcaram presença.

A brincadeir­a de arco e flecha passa por um rápido tutorial e logo se torna um verdadeiro campeonato – de desastres, caso você não tenha muita habilidade com a arma (como nós). Mas não se preocupe, pois ninguém irá te julgar (muito) e há telas de proteção por todos os lados. Apontar para o colega é expressame­nte proibido, mesmo que para fotos.

A maior parte do trajeto ao redor do Castle Ward pode ser feita de bicicleta, o que torna o roteiro mais dinâmico, já que os pontos de filmagem não ficam tão perto uns dos outros.

Cara a cara com os lobos

Se você agendar com os guias, também dá para conhecer de perto os “lobos” – na verdade, os cães Odin e Thor –, que são irmãos na vida real e estiveram na pele dos personagen­s Verão e Vento Cinzento. Eles foram preparados por Caroline Benoist, a mesma treinadora responsáve­l pelos cães dos filmes de Harry Potter. A treinadora morreu em 2011, vítima da gripe H1N1. O quinto episódio da primeira temporada da série, O Lobo e o Leão, foi dedicado a ela pela HBO. HELEN SLOAN/HBO VIA NYT

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil