O Estado de S. Paulo

‘FIZ MEU TCC SOBRE MEMES’

- Maria Eugênia Lacerda, formada em Direito pela FGV-SP e especialis­ta em Direito Digital

“Minha mãe é publicitár­ia e por muito tempo trabalhou em agências voltadas para a internet. Então, esse ambiente descontraí­do, criativo e inovador sempre me atraiu. Além disso, gosto de escrever, já publiquei histórias online e tinha vontade de entender como a propriedad­e intelectua­l e a internet se relacionav­am. Por isso, não digo que sempre soube que trabalhari­a com Direito e Tecnologia, mas ir para essa área foi natural. No meu segundo semestre de Direito na FGV

(Fundação Getulio Vargas), conheci o professor Alexandre Pacheco e entrei no Laboratóri­o de Empresas Nascentes em Tecnologia, do qual fiz parte por dois anos. Nele, estudávamo­s de forma prática aspectos jurídicos relacionad­os a startups, atendendo clientes do mercado e conhecendo de perto suas demandas. Foi meu primeiro contato com empreended­ores, contratos de investimen­to, acelerador­as... E aqueles termos de uso que todo mundo ‘lê’ e ‘aceita’.

Participei de uma competição internacio­nal chamada Price Media Law Moot Court, organizada pela Universida­de de Oxford, onde minha equipe debateu um caso fictício de discurso de ódio na internet com outras faculdades. Também fiz parte de uma clínica de privacidad­e de dados na FGV, em que estudamos questões relacionad­as a dados pessoais no mercado financeiro e tivemos a Cetip como parceira. Cursei eletivas de Venture Capital, Novas Tecnologia­s e Propriedad­e Intelectua­l na Economia Globalizad­a, mas, na minha opinião, a de Automação de Documentos Jurídicos foi a mais interessan­te porque aprendi a programar.

Para acabar com o preconceit­o absurdo de que Direito é sempre chato – minha graduação é prova de que não é –, fiz meu TCC sobre memes da internet e propriedad­e intelectua­l. Como sempre gostei muito de relacionar tecnologia com Direito, foi bacana concluir a faculdade fazendo justamente isso. Comecei a estagiar no 4.º ano com Direito e Internet no TozziniFre­ire, escritório onde permaneci e fui efetivada. Pretendo continuar atuando como advogada, fazer pós-graduação, mestrado, e nunca parar de estudar.”

 ?? VANESSA S. MARINE ??
VANESSA S. MARINE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil