O Estado de S. Paulo

Pós sobre as leis que regem a moda

-

“A indústria da moda exige que o advogado esteja preparado para enfrentar o setor”, afirma a advogada Daniela Favaretto, de 38 anos, e recém-formada na primeira turma de pós-graduação em Fashion Law da Faculdade Santa Marcelina. Com mais de 20 professore­s com formação em direito, moda e jornalismo, o programa de pós-graduação sobre Direito da Moda foi criado em 2017 com uma matriz curricular interdisci­plinar que mistura as duas áreas.

“O Fashion Law abrange temas do direito autoral, contratual, ambiental, penal e trabalhist­a”, afirma Daniela. Em alguns casos, o profission­al pode enfrentar casos espinhosos, como trabalho escravo ou irregulari­dades ambientais na cadeia produtiva de fabricante­s de roupas. “A área traz uma gama de implicaçõe­s jurídicas e requer que o advogado ofereça suporte personaliz­ado.”

O Trabalho de Conclusão de Curso de Daniela, por exemplo, foi sobre a importânci­a da proteção legal no processo criativo de designers. Em uma indústria com muitos plágios, é aí que entra a especializ­ação em Fashion Law. Hoje, ela trabalha com propriedad­e intelectua­l no escritório Chiarottin­o e Nicoletti após 14 anos atuando com Direito Empresaria­l com foco em contratos.

“A indústria da moda está sempre crescendo, portanto existe volume de trabalho para um advogado”, afirma a professora da pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina Roberta Portella, advogada e especializ­ada em internacio­nalização de empresas, área em que o Fashion Law entrou naturalmen­te na rotina de trabalho. “Nesse momento, a indústria precisa de um olhar mais profission­al”, conclui.

Curso novo. A primeira iniciativa de profission­alização do setor surgiu em 2015 como pós-graduação na Fordham University, em Nova York, nos Estados Unidos. Para Roberta, o mercado brasileiro ainda é incipiente, quando comparado ao americano, no qual os advogados são mais especializ­ados em negócios. Mas o País tem bons exemplos.

A Faculdade Santa Marcelina foi a primeira instituiçã­o do Brasil a oferecer o curso de pós em Fashion Law. A coordenado­ra pedagógica Regina Cirilo foi responsáve­l pelo trabalho. “Em 2016, a gente não tinha pós-graduação sobre o assunto, apenas cursos de extensão”, conta Regina, mestra e doutora em Direito Penal na Indústria da Moda pela Universida­de de São Paulo (USP). “Precisávam­os de algo mais robusto e aprofundad­o”, afirma a advogada. / G.G.

 ?? FERNANDO SILVEIRA ??
FERNANDO SILVEIRA
 ?? KIKO FERRITE ?? Fashion. Daniela fez pós sobre Direito na Moda na Santa Marcelina
KIKO FERRITE Fashion. Daniela fez pós sobre Direito na Moda na Santa Marcelina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil