O Estado de S. Paulo

Vice, Haddad tem dia de candidato e agenda viagens

- BRASÍLIA / R.G. e M.H.

Registrado como vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad teve um típico dia de candidato ontem em Brasília. Nome mais cotado para substituir Lula na disputa presidenci­al, Haddad foi abraçado e beijado por manifestan­tes que pediam selfies, falou em nome do ex-presidente, foi alvo de disputa entre candidatos a governador e chegou até a fazer metáforas futebolíst­icas, uma das marcas de Lula.

Na próxima semana, o vice estreia sua agenda de candidato. Vai passar quatro dias viajando em campanha por Estados do Nordeste. A ideia inicial era uma caravana de sete dias, porém, a pedido de Haddad, foi reduzida para quatro. Já Manuela d’Ávila (PCdoB), que é cogitada para ser vice numa chapa com Haddad, também deve percorrer alguns Estados na semana que vem.

Embora o vice tente garantir que o objetivo das viagens é apenas levar a mensagem de Lula, dirigentes petistas dizem que a ideia é iniciar a complicada tarefa de transferir votos de Lula para o ex-prefeito de São Paulo.

Enquanto a maioria dos petistas se esforça para esconder que Haddad é o “plano B”, o exministro Jaques Wagner, que foi cotado para substituir Lula, é explícito. “Minha torcida é absoluta para que a gente consiga o registro dele (Lula) e, se não conseguir, me parece que o jogo está jogado. Se a Justiça interditar, o natural é o Haddad”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil