O Estado de S. Paulo

Cade pode abrir investigaç­ão contra o Google

- Lorenna Rodrigues BRASÍLIA

O Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica (Cade) está analisando a decisão tomada pelo órgão antitruste da União Europeia, que multou o Google em cerca de R$ 19 bilhões por entender que a empresa abusou de sua posição dominante no mercado de sistemas operaciona­is para smartphone­s.

De acordo com o Cade, após a análise, a autarquia poderá decidir instaurar um procedimen­to formal para investigar se a conduta produziu efeitos que prejudicar­am a concorrênc­ia no mercado brasileiro.

Em julho, a Comissão Europeia multou a empresa por entender que o Google agiu de modo ilegal ao encorajar as fabricante­s de smartphone­s a já instalarem previament­e aplicativo­s e serviços da empresa em seus dispositiv­os Android, como o Gmail e a loja de aplicativo­s Play Store, o que seria prejudicia­l à concorrênc­ia.

Histórico. Atualmente, estão em curso no Cade dois processos contra o gigante da tecnologia: um que investiga se o Google estaria privilegia­ndo nos resultados de buscas sites da empresa, como Google Shopping; outro que apura se a empresa estaria prejudican­do sites de busca local, como o Yelp.

Em maio, a superinten­dência-geral do órgão recomendou o arquivamen­to de outros dois processos que apuravam práticas anticompet­itivas da empresa americana. A palavra final será dada pelo tribunal do Cade.

Procurado, o Google disse que não comentaria o assunto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil