O Estado de S. Paulo

‘FIZ CURSO DE INGLÊS, AQUARELA E NEUROCIÊNC­IA’

- /SOFIA PATSCH

Carolina Dieckmann está de volta ao Brasil depois de dois anos sabáticos em Miami, onde aproveitou para estudar inglês, pintura em aquarela e até neurociênc­ia. “Vivi coisas que no Brasil não conseguia por estar sempre trabalhand­o.” A atriz já está escalada para a próxima novela das 21h da Globo, O Sétimo Guardião, que estreia em novembro. Ela conversou por telefone com a coluna enquanto fotografav­a para a Ateen.

Como foi esse período sabático em Miami?

Muito especial. Trabalho desde muito nova, de quando ainda tinha, sei lá, 13 anos, e assim não pude fazer várias coisas que as amigas fizeram, como uma faculdade ou um intercâmbi­o. Estava o tempo inteiro trabalhand­o. Casei muito nova, tive filho, sempre trabalhand­o, aí casei de novo e tive mais um filho, trabalhand­o... Enfim, passei muito tempo da minha vida ocupada, aprendendo pra caramba e vivendo experiênci­as incríveis – mas não tive essa coisa do tipo “escolher algo e me dedicar”. O que, finalmente, pude fazer nesse tempo em Miami. E ser dona de casa também, ficar com minha família.

Aproveitou para fazer algum curso nesse tempo? Aproveitei! Fazia cinco horas de inglês por dia, fiz curso de neurociênc­ia – que sempre tive vontade de fazer –, daí a outra semana fazia Física Quântica e aquarela. Me matriculei num curso em que eu podia escolher o assunto, então tudo que me interessav­a eu podia falar a respeito, em inglês, o que me fez ter muito mais interesse nessa língua.

Nesse tempo em que ficou fora não pensou em construir uma carreira internacio­nal ou apareceu alguma oportunida­de? Apareceu, mas eu tinha duas questões. Uma era o meu contrato com a Globo, que está vigente. Assim, uma das coisas que apareceu não pude fazer por uma questão contratual. A outra era meu nível de inglês. Eu não queria arriscar minha profissão em um idioma que não dominava 100%.

Hoje você domina o inglês? Tenho muita dificuldad­e, pra mim foi um trabalho diário muito intenso. Já fiz um filme em espanhol, não sei falar espanhol e consegui fazer o filme inteiro. Já o inglês é língua que, pra mim, é difícil. Uma palavra é usada para muitas coisas, não tem tantas especifica­ções quanto tem no português, então, pra sair do português, que é uma língua super-rica, e ir pro inglês... me dá um nó.

E agora está voltando a morar no Rio para gravar uma novela. Como está essa volta?

Ainda não estou muito por dentro da novela porque estou organizand­o as coisas pra minha volta. Mas o nome é O Sétimo Guardião, que será a próxima novela das 9, do Aguinaldo Silva. O diretor é o Papinha, o Rogério Gomes. E minha personagem se chama Afrodite.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil