O Estado de S. Paulo

ICC abre residência teatral 2018

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Demorou, mas chegou. Depois de quase um ano de espera, o Instituto Cultural Capobianco abre em setembro sua primeira residência teatral patrocinad­a pela Lei Rouanet. E quem inaugura o processo é o dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (19111983). O diretor e ator Marco Antônio Pâmio vai dirigir a montagem de A Catástrofe do Sucesso, com Camila dos Anjos e Ricardo Gelli no elenco. A residência inclui todo o processo de montagem da peça, criação de cenários e figurinos durante quatro meses e, em seguida à estreia, três meses de temporada no próprio ICC. A peça carrega o nome do ensaio escrito por Williams em 1947, que será a base da dramaturgi­a, além de três peças curtas. CATÁSTROFE É POUCO O texto de Williams que batiza a montagem de Pâmio, escrito em 1947 e publicado no New York Times, veio a reboque do sucesso de sua peça mais famosa, Um Bonde Chamado Desejo, escrita no mesmo ano. Não foi pouco. Levou para casa o Pulitzer em 1948 e, não bastasse, atingiu os píncaros da glória em Hollywood, 1951, com o filme homônimo estrelado por Marlon Brando e Vivien Leigh. Pancada insuportáv­el para um humano médio que havia trocado anos antes o nome Thomas Lanier por Tennessee. O texto merece leitura por retratar tão bem o sonho de Cinderela do americano médio que, do dia para a noite, passa de um desesperad­o escritor vivendo em miséria a celebridad­e de um mundo bizarro. Enfim, vida de artista, tudo é possível. A peça trará outros dois textos curtos

COLAR DE PÉROLAS As temporadas teatrais, raríssimas exceções, são curtas, limitadas a um mês de apresentaç­ões de dois a três dias por semana, se tanto. Peças boas perdem-se no tempo e, ainda bem, também as ruins para compensar tamanha injustiça. Mas há uma vingança em curso: a sessão das segundas-feiras do teatro da Biblioteca Mário de Andrade, sempre às 19h, virou refúgio de revivals de temporadas passadas. Este semestre traz pelo menos três montagens de qualidade voltam à cena: em agosto, Quarto 19, com Amanda Lyra; em outubro estará de volta a peça Hotel Mariana (foto no destaque), de Munir Pedrosa e Herbert Bianchi, sobre a tragédia da cidade mineira ocorrida em novembro de 2015 e, em novembro, Medea Jeje, com Kenan Bernardes.

PIQUENIQUE NO FRONT Dias 1.º, 15 e 29 de setembro o quintal do Sesc Ipiranga recebe três leituras encenadas de peças durante piquenique­s. A ideia é homenagear o Teatro de Arena e seus criadores. Os diretores Marcos Felipe, Marco Antonio Rodrigues e Celso Frateschi dirigirão leituras de peças capitais do movimento: Revolução na América do Sul (1960), Eles Não Usam Black-Tie (1958) e Chapetuba Futebol Clube (1959).

 ?? ALLAN BRAVOS ?? de Williams: Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva.
ALLAN BRAVOS de Williams: Mister Paradise e Fala Comigo Como a Chuva.
 ?? HELOISA BORTZ ?? Pâmio. Quatro meses
HELOISA BORTZ Pâmio. Quatro meses
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil