O Estado de S. Paulo

Brasileira com certificad­o raro

- HELOISA LUPINACCI heloisa.lupinacci@estadao.com

“Cervejeira. Feminista. Curintcha.” É assim que Beatriz Ruiz se descreve no Instagram (onde é @biertriz e tem mais de 5 mil seguidores). Em três horas de papo com ela fiquei com a impressão de que a qualquer momento ela ia sacar um skate e sair dando piruetas e gargalhada­s pelo Largo da Batata. Mas o estilo descolex é só um lado. A mulher é séria. Ela foi a primeira – e única – brasileira a receber o título de Certified Cicerone, um certificad­o para poucos, que atesta conhecimen­to do serviço de cerveja (para sommeliers). É gerente de conhecimen­to cervejeiro da Ambev, gerente de marca da Goose Island no Brasil e criadora da Goose Island Sisterhood, confraria de mulheres que produz cervejas em homenagem a mulheres e doa o lucro para instituiçõ­es voltadas à luta feminista.

A confraria. “Existem muitas confrarias de mulheres, mas em geral para as que já estão dentro desse mundo”, diz Beatriz, sobre a Sisterhood, uma confraria realmente acolhedora. O grupo produz, no Goose Island Brewhouse, quatro cervejas por ano. A mais recente, brassada na semana passada, é uma California Commons em homenagem a Giuliana Ricomini, precursora do movimento skate no Brasil, no fim dos anos 1980.

O dia da brassagem (anunciado na página da confraria no Facebook) é uma festa. “Você chega aqui e tem aquele monte de mulheres tomando uma cerveja feita por mulheres em homenagem a uma mulher.”

O certificad­o. Para Beatriz, tirar o certificad­o teve três efeitos práticos. 1. O processo de preparação para a prova funcionou como uma grande revisão, um aprendizad­o. “Olhei de novo para coisas que tinha esquecido ou não tinha absorvido em minha formação”. 2. O conhecimen­to, consolidad­o e certificad­o, ela quer aplicar nos treinament­os que faz com as equipes com que trabalha no dia a dia. 3. O fato de ela ser a primeira brasileira a ter o certificad­o chamou a atenção para o título no Brasil.

De fato, o certificad­o de Cicerone é super valorizado no exterior, especialme­nte nos EUA, onde foi criado por Ray Daniels, autor de dúzias de livros. O programa de certificaç­ão tem quatro níveis: Certified Beer Server, Certified Cicerone, Advanced Cicerone e Master Cicerone. O mais alto tem apenas 16 representa­ntes. Para quem viu o documentár­io Somm (2012, no Netflix), é mais ou menos a mesma coisa, mas com cerveja.

Anote. Para quem se animou com a certificaç­ão, uma notícia: nos dias 11 e 17 de novembro tem prova de Certified Beer Cicerone em Porto Alegre. Veja em www.cicerone.org.

 ?? AMBEV/DIVULGAÇÃO ?? Cicerone. Beatriz Ruiz, gerente da Ambev, é a 1ª brasileira a receber título mundial
AMBEV/DIVULGAÇÃO Cicerone. Beatriz Ruiz, gerente da Ambev, é a 1ª brasileira a receber título mundial
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil