O Estado de S. Paulo

Dudu marca e coloca o Palmeiras na semifinal

Time tem dificuldad­e para superar a fechada defesa do Bahia, mas consegue vencer e terá pela frente o Cruzeiro

- Ciro Campos

Insistente, mas não brilhante. O Palmeiras sofreu com o campo molhado e com a retranca do Bahia até ser premiado por buscar a vitória. Ontem o time ganhou por 1 a 0, no Pacaembu, com gol de Dudu no segundo tempo, para se classifica­r à semifinal da Copa do Brasil.

Como o jogo de ida havia sido 0 a 0, a equipe avança e pega na próxima fase o Cruzeiro, atual campeão algoz da edição do ano passado nas quartas de final. Os encontros serão em setembro..

Na noite fria e chuvosa no Pacaembu, os corajosos torcedores viram no primeiro tempo o Bahia melhor em campo no começo. O time nordestino acertou a trave com 14 minutos e teve outras chegadas perigosas sempre pelo mesmo caminho. Ao se aproveitar da falha de cobertura do Palmeiras nas laterais e contar com a armação de jogadas de Zé Rafael.

O Palmeiras batalhou para superar a defesa adversária e só conseguiu achar espaços depois dos 20 minutos. A partir disso, o problema passou a ser os erros de finalizaçã­o. Borja, Willian e Moisés perderam chances claras diante do goleiro Anderson.

No segundo tempo o Palmeiras tentou manter o ritmo forte da etapa inicial. Com apenas um armador, Moisés, o time não conseguia armar jogadas e era contido pelo adversário.

Quando a partida começava a ficar mais tensa, e com a torcida impaciente, o gol saiu. Aos 28 minutos do segundo tempo, Mayke cruzou e o baixinho Dudu apareceu livre de cabeça para fazer 1 a 0. “Quando a gente entra na área, não dão moral. Mas sempre treino cabeceios no CT”, disse Dudu.

Depois disso, prevaleceu o velho estilo de Felipão para recuar o time e segurar o resultado. Foi a sexta partida consecutiv­a da equipe sem levar gols e, para o treinador, rendeu outro feito particular. Será a oitava semifinal de Copa do Brasil em 12 participaç­ões.

Felipão disse estar satisfeito por ter conseguido vencer o Bahia após oito jogos de invencibil­idade do time adversário e pelo trabalho feito com Dudu. “Ele falava às vezes em sair. Mas eu estou tentando mostrar para ele que se quiser sair no futuro, tem que sair, sim, mas com mais dois ou três títulos pelo Palmeiras, porque será mais valorizado para onde for”, disse o treinador.

Dudu recebeu recentemen­te uma proposta do Shandong Luneng, da China, e ficou contrariad­o pelo clube não ter aceitado a oferta. Felipão disse que no Grêmio, em 2014, também precisou resgatar o futebol do atacante logo após ter chegado ao clube.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil