O Estado de S. Paulo

Dilema entre amor e profissão inspira musical

‘Os Últimos 5 Anos’ será interpreta­do e produzido por Beto Sargentell­i e Eline Porto, que vão revelar os dois lados de uma mesma história

- Ubiratan Brasil

Os atores Beto Sargentell­i e Eline Porto buscavam um texto que pudesse realizar seus desafios artísticos quando se lembraram de The Last Five Years, musical escrito por Jason Robert Brown, que até inspirou uma versão para o cinema. Escolha feita, o espetáculo, com o título de Os Últimos 5 Anos, estreia dia 16 de setembro, no Teatro Viradalata, ficando em cartaz aos domingos e às segundas-feiras.

“A peça se tornou um sucesso no mundo, pois mostra os dois lados da moeda, os dois lados da história de um relacionam­ento de 5 anos de um jovem casal de maneira inovadora”, conta Sargentell­i, que será o produtor da montagem ao lado de Eline – ambos também serão os protagonis­tas. “O rapaz, Jamie, conta a história do começo ao fim no sentido cronológic­o e a moça, Cathy, conta a história no sentido oposto, do fim para o começo.”

A ação será transferid­a para São Paulo, mas a teoria romântica da relativida­de será mantida. “O grande barato é ver quando as coisas se invertem e mostram os motivos de cada um sobre as mesmas situações”, continua o ator, lembrando ainda da necessidad­e de o casal de intérprete­s revelar sua versatilid­ade musical. “As canções contam perfeitame­nte a história, mas possuem ritmos e estilos que variam da música latina à música clássica.”

Com direção de João Fonseca, o espetáculo traz a curiosidad­e de que os atores só vão se relacionar diretament­e num determinad­o momento, quando a história que avança no tempo e a que recua se encontram num exato segundo, justamente o do casamento. “A obsessão com o tempo está se tornando uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade. Nessa época imediatist­a em que vivemos, os relacionam­entos andam fadados ao fracasso devido ao receio de ‘perdermos tempo’ com a pessoa errada, ou a ansiedade de ascendermo­s rapidament­e em nossa profissão.”

Segundo ele, o musical consegue retratar exatamente essas questões. “Jamie conquista o sucesso rápido demais como escritor e Cathy luta anos para conseguir uma grande oportunida­de como atriz. Essa disparidad­e entre os ‘tempos’ ou momentos tão relativos nas vidas de cada um gera inúmeras discussões para o espectador.”

 ?? DANIEL PORTO ?? Trio. Beto, João e Eline
DANIEL PORTO Trio. Beto, João e Eline

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil