O Estado de S. Paulo

NO ITAÚ CULTURAL

-

A ampla experiênci­a do fotógrafo é revelada na mostra German Lorca: Mosaico do Tempo,

70 Anos de Fotografia. “A ideia do mosaico no título é expressar a pluralidad­e temática e técnica dele”, explica o jornalista, professor e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior, curador da exposição, que recebe ainda assistênci­a do professor e fotógrafo José Henrique Lorca, filho de German. “Ele começa com câmeras 35 mm e 6x6, depois usa câmeras profission­ais em grandes formatos e, hoje, faz uso até mesmo das digitais e do celular”, comenta Rubens.

Para dar conta de toda a produção do artista, que aparece sintetizad­a em 150 imagens, a exposição é dividida em oito núcleos temáticos. Ao longo deles, o público poderá conferir, entre outros aspectos, sua ligação com o Foto Cine Clube Bandeirant­e, seus retratos e autorretra­tos, suas fotografia­s artísticas e publicitár­ias e, claro, os registros que fez da cidade de São Paulo.

Entre os trabalhos exibidos, está ‘Caipira e Cavalo’ (acima), datada de 1949. A retrospect­iva também reúne projeções, câmeras pessoais e até objetos – incluindo alguns ligados aos prêmios que German ganhou durante toda a sua carreira.

Com uma história de bastidor, o curador faz questão de ressaltar o ‘frescor’ do olhar do fotógrafo. Saindo de uma reunião, no Itaú Cultural, sobre a própria mostra, German chamou a atenção de Rubens para as janelas de vidro do hospital em frente, que refletiam a Avenida Paulista. E apontou: “Aquilo é uma fotografia moderna.”

ONDE: Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, metrô Brigadeiro, 2168-1776. QUANDO: Inauguraçã­o: 25/8, 11h. 9h/20h30 (sáb., dom. e fer., 11h/20h; fecha 2ª). Até 4/11. QUANTO: Grátis.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil