O Estado de S. Paulo

Os custos políticos dos escândalos

Conduta errática de Donald Trump piora sua situação, enfraquece a Casa Branca e o Partido Republican­o

- •✽ JONATHAN BERNSTEIN TRADUÇÃO DE CLAUDIA BOZZO /

Alguns especialis­tas minimizara­m os eventos históricos de terça-feira como apenas mais um obstáculo na rota, sem consequênc­ias para o presidente Donald Trump. Não se deixe enganar. As admissões de Michael Cohen não acrescenta­m muito ao que já sabemos sobre Trump. Ele continua sendo o homem que teve de pagar US$ 25 milhões pela fraude da Universida­de Trump e atualmente é processado pelo Estado de Nova York por fraude em sua fundação. Como presidente, ele quase certamente obstruiu a Justiça, abusou de seu poder e usou o cargo para obter lucro pessoal.

A principal reação do público deveria ser de constrangi­mento de que esse seja o presidente. Essa é apenas a mais recente evidência de que ele é totalmente inadequado para a posição. E é uma mácula no Partido Republican­o que o escolheu, em vez das dezenas de políticos perfeitame­nte aceitáveis que teriam feito nomeações judiciais e políticas fiscais idênticas – e provavelme­nte teriam sido mais eficazes no avanço de outras metas do partido.

Não há como prever os efeitos dos acontecime­ntos. No momento, os políticos republican­os têm fortes incentivos para apoiar Trump, pelo menos até as eleições de novembro. Mas não cometa o erro de julgar o escândalo por um padrão de Watergate. Não parta do princípio de que nada pode prejudicar Trump só porque ele foi eleito e mantém apoio republican­o. Na verdade, Trump tem sido o presidente menos popular da era das pesquisas.

Neste momento, ele tem o terceiro pior índice de aprovação dos últimos 13 presidente­s, durante 579 dias no cargo. Ele está se saindo melhor apenas do que Ronald Reagan e Harry Truman. E, com 52,4% de desaprovaç­ão, Trump está em último lugar neste ponto em uma presidênci­a. Ele conseguiu isso apesar da prosperida­de interna e de uma paz relativa no exterior. Por isso, é praticamen­te certo que todos esses escândalos e seu comportame­nto inadequado estão prejudican­do sua popularida­de.

A reputação profission­al de Trump também é terrível. No geral, isso faz dele um presidente excepciona­lmente fraco – e os problemas legais de seus assessores só vão piorar as coisas. Isso não significa que ele será cassado ou condenado. Também não está claro se suas ações formam um conjunto de fatos exigindo impeachmen­t. Os escândalos, porém, tornam ambos os resultados mais prováveis do que se ele e seus assessores tivessem uma conduta irrepreens­ível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil