O Estado de S. Paulo

Polícia Civil investiga estupro na Estação Sacomã do Metrô

Caso ocorreu anteontem; na internet, relatos na região de Vila Mariana e Ana Rosa preocupam, mas não há registros oficiais

- Marco Antônio Carvalho / COLABOROU A.P.N

A polícia de São Paulo investiga um caso de estupro na Estação Sacomã da Companhia do Metropolit­ano de São Paulo (Metrô), na zona sul paulistana. Além disso, relatos online de abusos na região das Estações Vila Mariana e Ana Rosa do Metrô, também na zona sul, estão assustando mulheres.

Segundo o site de notícias G1, uma estudante foi atacada anteontem na plataforma da Estação Sacomã por um agressor armado, que a abordou inicialmen­te na bilheteria para pedir informaçõe­s. “Fui para o local onde pego o vagão que sempre tenho o costume de pegar, que fica próximo à escada, e ali tem um vão. Estava estudando”, contou a vítima ao G1. Depois de estuprá-la, o agressor a acompanhou até as proximidad­es da universida­de onde estuda.

“A Polícia Civil vai instaurar inquérito e imagens das câmeras de segurança foram solicitada­s”, disse a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ao Estado, em nota. Já o Metrô informou que “não medirá esforços para colaborar com a polícia durante as investigaç­ões”. Desde 2015, a estatal tem uma campanha para denunciar abusos no interior de estações e trens.

Internet. Mensagens em redes sociais têm descrito ataques ainda no entorno de Vila Mariana e Ana Rosa – e conclamado as vítimas a reagirem registrare­m os crimes na polícia. “Estão puxando as meninas pra dentro dos veículos na entrada e saída. Olho aberto e façam escândalo, gritem fogo, qualquer coisa”, publicou uma jovem.

Os relatos começaram a circular no sábado, quando uma jovem teria sido violentada antes de ir à aula. Na segunda, teria havido outro caso com uma universitá­ria. A SSP destacou não ter registro dos casos citados. Já a ESPM e o Curso Poliedro, que têm unidades na região, disseram não haver registro de ataques a alunas.

 ?? NILANI GOETTEMS/ESTADÃO-24/6/2010 ?? Zona sul. Jovem relatou abordagem inicial na bilheteria
NILANI GOETTEMS/ESTADÃO-24/6/2010 Zona sul. Jovem relatou abordagem inicial na bilheteria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil