O Estado de S. Paulo

Maggi anuncia liberação do glifosato no País

- / EQUIPE AE

O ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, informou que a Justiça cassou uma liminar que determinav­a a suspensão de registros de produtos que contenham glifosato – herbicida agrícola que, nos últimos dias, voltou a ser alvo de polêmica. Ele anunciou a informação no Twitter, como “Notícia boa!!”.

A decisão foi cassada após recurso impetrado na quarta-feira pela Advocacia-Geral da União (AGU). Na argumentaç­ão ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), a AGU defendeu a revogação imediata da proibição, destacando que o impediment­o geraria “grave risco de lesão à ordem econômica” e impacto de bilhões de reais à balança comercial.

A Justiça Federal no Distrito Federal havia suspendido o registro de produtos à base do ativo em 3 de setembro, até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluísse uma reavaliaçã­o toxicológi­ca do herbicida. O glifosato é utilizado em importante­s lavouras brasileira­s, especialme­nte na soja, principal produto de exportação do Brasil.

A liminar foi cassada em momento em que produtores se preparam para o plantio da nova safra. O setor planeja semear uma área recorde de mais de 36 milhões de hectares de soja na temporada 2018/19.

A AGU destacou que, se a decisão não fosse cassada, o Brasil seria o primeiro país a restringir totalmente o glifosato, o que levaria muito provavelme­nte à maior parte dos produtores a deixar de utilizar a modalidade de plantio direto e voltar a preparar, em alguma medida, o solo, com evidentes perdas para o meio ambiente (erosão, redução do teor de matéria orgânica do solo, aumento do consumo de combustíve­l etc.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil