O Estado de S. Paulo

A crise da juventude, vista através do cinema de gênero

- Luiz Carlos Merten

Mate-me por Favor (BRASIL/ARGENTINA, 2015). DIR. DE ANITA ROCHA DA SILVEIRA, COM VALENTINA HERSZAGE, DORA FREIND, MARIANA OLIVEIRA.

Começa de forma impactante – uma garota na noite, o olhar perdido, o som ensurdeced­or – e o grito dela que se perde na música, quando é assassinad­a. A Barra, no Rio. Adolescent­es de uma escola. Uma garota – Bia. Todo mundo meio perdido nos conflitos da idade e com medo da onda de mortes que ensanguent­a as noites locais. Todo mundo teme, e desconfia. As pessoas se agridem, verbal e fisicament­e. Usando ferramenta­s de cinema de gênero, a diretora e roteirista não apenas projeta uma visão sombria do presente e do futuro que se desenha no horizonte. A chave é a própria Bia, que, no meio desse turbilhão, parece que vai perdendo sua humanidade para levar uma vida robótica. Anita filma bem, talvez se preocupe demais com o estilo. Mas seu filme dialoga de forma muito interessan­te com Algumas Coisa Assim, ambos refletindo a juventude atual.

TEL. CULT, 17H55. REPR., COLORIDO, 101 MIN.

VEJA TAMBÉM Mais Forte Que o Ódio THE PRESIDIO. (EUA, 1988.) DIR. DE PETER HYAMS, COM SEAN CONNERY, MARK HARMON, MEG RYAN, JACK WARDEN.

Policial de São Francisco investiga morte numa base militar, e tromba com o oficial Sean Connery. Para complicar, Mark Harmon e Meg, filha de Connery, apaixonam-se.

PARAMOUNT, 20H. COLORIDO, 97 MIN.

Salve Geral (BRASIL, 2009.) DIR. DE SÉRGIO REZENDE, COM ANDRÉIA BELTRÃO, DENISE WEINBERG, LEE TAYLOR, EUCIR DE SOUZA.

O dia em que o crime parou São Paulo. Mãe que quer tirar o filho da cadeia é envolvida por advogada sem escrúpulos nas atividades do Comando. Forte, violento.

C. BRASIL, 22H. REPR., COLORIDO, 121 MIN.

 ?? IMOVISION ?? Valentina Herszage. Como Bia: violência interna e externa
IMOVISION Valentina Herszage. Como Bia: violência interna e externa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil