O Estado de S. Paulo

Um "Clube" para apreciar e descobrir a música clássica

-

Iniciativa pioneira do Mozarteum Brasileiro, o Clube do Ouvinte estimula o público, desde 2001, a encontrar afinidades e familiariz­ar-se com o universo da música clássica

o Clube do Ouvinte oferece aos espectador­es palestras introdutór­ias aos concertos do Mozarteum Brasileiro com a finalidade de proporcion­ar maior compreensã­o sobre a música clássica e o conteúdo das apresentaç­ões. Com a presença de mais de 11 mil pessoas até hoje, esses encontros – informais e gratuitos – acontecem sempre uma hora antes de cada apresentaç­ão e duram em média 40 minutos, versando sobre compositor­es, artistas e obras do programa.

Anfitrião do projeto há três anos, o maestro Abel Rocha, regente titular da Orquestra Sinfônica de Santo André, costuma apostar em detalhes que possam prender a atenção da plateia. “A música deve surpreende­r por si só. Prefiro ir além do que eles ouvirão”, diz.

TRANSFORMA­ÇÕES DA VOZ

Na aguardada estreia nacional da soprano russa Anna Netrebko, no início deste mês, por exemplo, Rocha falou sobre a adaptação de repertório que as grandes cantoras precisam fazer devido às transforma­ções da própria voz. Em seguida, diante de uma Sala São Paulo em êxtase, a atual diva da cena lírica internacio­nal demonstrou sua plenitude vocal no atual momento de sua consagrada carreira.

Para o analista socioambie­ntal José Roberto Margonari, o Clube do Ouvinte não só educa como valoriza a experiênci­a nas salas de concerto: “Sou frequentad­or assíduo. As palestras nos ajudam a apreciar cada movimento da melhor forma possível”.

 ??  ?? Maestro Abel Rocha: “A música deve surpreende­r por si só”
Maestro Abel Rocha: “A música deve surpreende­r por si só”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil