O Estado de S. Paulo

Síntese cultural

-

➨ Crescido em ambiente segregacio­nista, Melvin Edwards dedica sua produção – até hoje, aos 81 anos – a temas como raça, direitos civis, violência e diáspora africana. Primeiro escultor afro-americano a expor individual­mente no Whitney Museum of American Art, ele ganhou reconhecim­ento internacio­nal apenas recentemen­te. E, a partir de hoje (24), o Masp – que se volta, este ano, às ‘histórias afro-atlânticas’ – recebe a maior exposição de sua obra feita fora dos Estados Unidos.

Com curadoria de Rodrigo Moura, curador adjunto de arte brasileira do museu, ‘Fragmentos Linchados’ reúne 37 esculturas de uma série homônima, que abrange mais de cinco décadas de produção do artista. São trabalhos de parede em pequena escala, para os quais o artista se utiliza de objetos de metal como facas e ganchos que, soldados uns aos outros, acabam por borrar as fronteiras entre abstração e figuração.

Tais artefatos evocam o contexto rural do sul dos Estados Unidos, onde Edwards viveu. E, fazendo

uso deles em suas criações, o artista busca uma síntese entre a escultura de solda modernista, elementos do minimalism­o e as tradições da escultura africana.

Júlia Corrêa

ONDE: Masp. Av. Paulista, 1.578, metrô Trianon-Masp, 3149-5959. QUANDO: Inauguraçã­o: hoje (24). 10h/18h (3ª, 10h/20h; fecha 2ª). Até 15/11. QUANTO: R$ 35

(3ª, grátis; até 17/10: 3ª e 4ª, grátis).

 ??  ?? ➨ mostra traz obras como ‘Sankofa’, de 1985 PEÇA:
➨ mostra traz obras como ‘Sankofa’, de 1985 PEÇA:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil