O Estado de S. Paulo

Governo da Espanha vai exumar corpo de Franco

Ditador foi enterrado em complexo imponente em Madri, construído por quase 20 mil presos políticos

- MADRI

O governo da Espanha aprovou ontem um decreto para exumar o corpo do ditador Francisco Franco de um mausoléu nas proximidad­es de Madri. A decisão provoca divergênci­as políticas e foi tomada mesmo com a família do ditador se opondo.

Para concretiza­r a medida, o governo de esquerda do primeiro-ministro Pedro Sánchez optou por um decreto-lei, que tende a ser aprovado pela Câmara Baixa do Parlamento em setembro. Os socialista­s esperam alcançar a maioria com o apoio da esquerda radical do partido Podemos e dos nacionalis­tas bascos e catalães.

A manutenção dos restos mortais de Franco em um túmulo considerad­o exuberante é motivo de embates entre conservado­res e progressis­tas. “Não há uma democracia que tenha sustentado uma situação como a que sustentamo­s por mais de 40 anos”, disse a vice-primeira-ministra Carmen Calvo.

Desde 23 de novembro de 1975, três dias depois de sua morte, o corpo do general Franco, que venceu a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), está no Valle de los Caídos, um imponente conjunto de monumentos a 50 quilômetro­s de Madri, com uma basílica ornada com uma cruz de 150 metros. Franco, que governou de 1939 a 1975, está enterrado no altar da basílica.

No mesmo complexo, foram sepultados quase 27 mil combatente­s franquista­s e 10 mil opositores republican­os, motivo pelo qual o ditador apresentou o local como um local de “reconcilia­ção”.

Os críticos o consideram um insulto às vítimas da repressão franquista, porque os corpos dos republican­os, retirados de cemitérios e valas comuns, foram levados sem consentime­nto de suas famílias. O conjunto foi construído por 20 mil presos políticos, entre 1940 e 1959.

Os descendent­es do general são contrários à medida, mas Carmen Calvo explicou que o governo está preparado para recursos. Se a família não indicar um novo local ou continuar contrária, o Executivo “decidirá para qual local digno e respeitoso serão levados os restos”.

 ?? ACERVO ESTADÃO ?? Impasse. Família do general é contrária à medida
ACERVO ESTADÃO Impasse. Família do general é contrária à medida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil