O Estado de S. Paulo

Ministro descarta intervençã­o em Roraima

- /CAMILA TURTELLI e CYNEIDA CORREIA, ESPECIAL PARA O ESTADO

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann participou ontem de reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e com a procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, para debater uma medida emergencia­l para a crise prisional em Roraima. Segundo Jungmann, foram desviados no Estado R$ 40 milhões destinados à construção de um presídio, o que agravou a situação. O dinheiro, afirmou, foi destinado ao Fundo Nacional Penitenciá­rio E o Ministério Público Federal constatou desvio. Por isso, fez o bloqueio.

Em nota, a governador­a Suely Campos (PP) disse que as declaraçõe­s são “infundadas e levianas”. Também afirmou que Jungmann deveria “descer do palanque político”.

O ministro ainda descartou a possibilid­ade de intervençã­o no Estado, mas disse que essa decisão não depende dele. “Neste momento, não estamos pensando nisso, mas quero dizer que a situação lá nos preocupa”, afirmou. “Estamos em busca de alternativ­a emergencia­l.”

Em relação aos imigrantes na fronteira com a Venezuela, ele afirmou que o governo conversa com os Estados para melhorar o “fluxo de saída” de refugiados. Uma das promessas do governo federal é transferir para outras cidades parte dos venezuelan­os que chega a Roraima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil