O Estado de S. Paulo

Vettel já vê Ferrari veloz para superar a Mercedes

Alemão admite que seu time está ‘um pouco atrás’ do rival, mas considera que já é rápido o suficiente para batê-lo

- SPA-FRANCORCHA­MPS

No retorno da Fórmula 1 após o recesso de verão na Europa, a Ferrari está pressionad­a. O alemão Sebastian Vettel terá a missão de tentar tirar a diferença de 24 pontos para Lewis Hamilton, restando nove provas para o fim da temporada. No Mundial de Construtor­es, a disputa está mais equilibrad­a: a Mercedes leva apenas dez pontos de vantagem.

Ontem, o alemão disse qual será o segredo para começar a reação e se dar bem a partir deste final de semana, na tradiciona­líssima pista de Spa-Francorcha­mps, no Grande Prêmio da Bélgica. “Acho que a chave será ser rápido, ter velocidade, acho que é isso que vai decidir. Obviamente, sabemos que estamos um pouco atrás, mas não acho que seja algo que não possamos fazer”, afirmou Vettel.

Nos treinos livres, ele tratou de colocar seu discurso na prática. Vettel desbancou os rivais da Mercedes e da Red Bull no primeiro treino livre. Numa sessão equilibrad­a no tradiciona­l circuito belga, menos de meio segundo separou os cinco primeiros colocados.

Vettel liderou a tabela de tempos ao anotar 1min44s358 com os pneus macios, mais velozes que os médios utilizados pelos pilotos da Mercedes. O segundo colocado da sessão da manhã (hora local) foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull, com 1min44s509. O inglês Lewis Hamilton foi o terceiro mais veloz da sessão inicial, com 1min44s676.

A seguir ficaram os finlandese­s Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes), com Daniel Ricciardo, que completou apenas uma volta lançada com a RedBull, em sexto.

A Ferrari dominou o primeiro dia de treinos. Após o êxito do alemão, o finlandês Kimi Raikkonen dominou o segundo treino, cravando o melhor tempo do dia. Raikkonen registrou 1min43s355, superando a marca de Vettel. No grid atual, o piloto da Finlândia é aquele que tem mais vitórias (quatro) na pista.

Mercedes e Ferrari estrearam novos motores. “Teremos novas peças no motor. Em Spa você obviamente tem mais retas do que outros lugares. Com

isso, naturalmen­te você tem algumas peças diferentes no carro, não apenas nós, mas outras equipes também.”

Spa e Monza, próxima etapa, no dia 2 de setembro, costumam ser pistas que favorecem as caracterís­ticas da Mercedes, mas isso não incomoda o piloto da Ferrari. Pelo menos aparenteme­nte. “Não sei ainda, vamos ver. Acho que nosso carro tem sido forte em circuitos que talvez sejam um pouco mais parecidos com este. Como eu disse, a chave será ser rápido em todos os lugares e é isso que nós tentamos fazer”, disse tetracampe­ão mundial entre 2010, 2011, 2012 e 2013.

Assim como em 2017, a briga entre Vettel e Hamilton foi bastante disputada na primeira metade da temporada. O alemão avalia que a escuderia italiana vem recuperand­o terreno. “Pouco antes do início do verão, a Mercedes estava mais forte. Antes das férias, fomos capazes de igualá-los, e na Hungria (última etapa), acredito que estávamos um pouquinho à frente nas condições secas.”

 ?? EMMANUEL DUNAND/AFP ?? À vontade. Para Vettel, a Ferrari se adapta bem à pista de Spa
EMMANUEL DUNAND/AFP À vontade. Para Vettel, a Ferrari se adapta bem à pista de Spa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil