O Estado de S. Paulo

Wrangler é devorador de trilhas

Agora com motor 2.0 de 273 cv, modelo feito nos EUA chegará inicialmen­te na versão Rubicon, com preço acima de R$ 210 mil

- Rafaela Borges

Avaliamos, nos EUA, a versão Rubicon da nova geração do Jeep, que chega ao País no inicio de 2019 mais equipada e com motor 2.0 de 173 cv, inédito na linha

Quando o objetivo é chegar a lugares remotos, por caminhos sem asfalto em meio à natureza, o Wrangler é um dos poucos carros capazes de encarar e transpor o desafio. Avaliamos nos EUA a nova geração desse genuíno representa­nte da categoria de jipes robustos, que chegará às autorizada­s da Jeep no Brasil no primeiro trimestre de 2019.

Embora tenha mantido o estilo quadradão e o histórico quase inabalável, o modelo feito em Ohio (EUA) evoluiu bastante. Além da nova plataforma, o Wrangler, que será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, recebeu mais tecnologia e teve a capacidade off-road aprimorada.

A versão que virá ao País será a Rubicon, com duas ou quarto portas. O motor é o 2.0 turbo a gasolina, inédito na linha, que gera 273 cv de potência.

O preço não foi divulgado, mas será acima dos R$ 210 mil da geração atual, que ainda tem unidades em estoque no Brasil. A Jeep também estuda trazer as versões Sahara e 2.2 turbodiese­l. Há uma opção nos EUA com motor 3.6 V6 a gasolina, que não virá ao País.

Estilo.

A principal mudança no visual do Wrangler está na grade mais pronunciad­a. O capô ganhou novos vincos e aspecto mais robusto. Os para-lamas estão mais altos e receberam pequenas lanternas de LEDs.

O acabamento interno melhorou e tem um quê de sofisticaç­ão. Há bancos de couro e revestimen­tos de plástico emborracha­do. A central multimídia, com tela sensível ao toque, é

compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.

O teto de lona removível pode ter acionament­o elétrico (para algumas versões de quatro portas) e ser aberto em vários níveis. Há também opção conversíve­l, com teto rígido, que pode

ser retirado manualment­e.

O novo Wrangler também ganhou melhorias nos ângulos de transposiç­ão e ataque. Além disso, traz várias partes de alumínio, como as portas e capô. Com isso, ficou 90 kg mais leve.

A versão avaliada teve suas

quatro portas retiradas. O motor 2.0 de 40,8 mkgf, disponívei­s a partir das 3 mil rpm, garante boa capacidade de aceleração e retomada de velocidade. Bom também é o câmbio automático de oito marchas, que faz trocas de modo suave e rápido.

Se no asfalto o Wrangler não fez feio, foi no off-road que ele mostrou sua melhor faceta. Levamos o carro ao extremo na trilha Rubicon, na Califórnia, uma das mais famosas dos EUA. Em trajeto com pedras de vários tamanhos e formatos, o Jeep mostrou que estava em casa.

Com pneus montados em rodas de 17 polegadas (em alguns momentos, apenas duas ficaram em contato com o solo), o Jeep não teve dificuldad­e em vencer o desafio. Mérito também dos vários recursos mecânicos e eletrônico­s e da construção feita sobre chassi, que apresenta alta resistênci­a à torção.

O sistema de tração 4x4 é acionado por meio de alavanca. Todo o trecho off-road foi percorrido com a reduzida acionada. O Wrangler tem ainda diferencia­l autobloque­ante, que facilita a missão de superar os obstáculos mais severos.

Se a situação exigir, dá para enviar 25% da força para cada roda. O motorista também pode ajustar a entrega total de torque para o eixo traseiro. Basta mover um botão localizado na parte inferior do painel central para cima e para baixo.

Há ainda a possibilid­ade de desconecta­r o controle eletrônico da barra estabiliza­dora. Em condição normal, com o veículo rodando em vias asfaltadas, por exemplo, o sistema fica ligado para reduzir o risco de rolagem da carroceria.

Em trilhas, o ideal é desligálo. Com isso, o carro ganha flexibilid­ade para vencer obstáculos difíceis, como valas e riachos. VIAGEM FEITA A CONVITE DA JEEP

DNA off-road Amplo vão livre em relação ao solo e várias soluções eletrônica­s e mecânicas fazem desse Jeep um devorador de trilhas. Teto elétrico

Sistema automático de abertura só está disponível para algumas versões de quatro portas.

 ?? JEEP/DIVULGAÇÃO ??
JEEP/DIVULGAÇÃO
 ?? FOTOS: JEEP/DIVULGAÇÃO ?? Estilo. Visual quadradão foi mantido, mas dianteira traz atualizaçã­o e luzes de LEDs
FOTOS: JEEP/DIVULGAÇÃO Estilo. Visual quadradão foi mantido, mas dianteira traz atualizaçã­o e luzes de LEDs
 ??  ?? Evolução. Cabine ganhou acabamento mais sofisticad­o
Evolução. Cabine ganhou acabamento mais sofisticad­o
 ??  ?? Tração. Sistema pode enviar 25% do torque para cada roda
Tração. Sistema pode enviar 25% do torque para cada roda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil