O Estado de S. Paulo

FCB traz ao País agência do setor de saúde

Grupo lança hoje a FCB Health, que terá inicialmen­te 15 pessoas e será liderada por dois ex-executivos da Havas

- Fernando Scheller

Tudo começou em um café da manhã no hotel Carlton, um dos ícones de Cannes. A participaç­ão da dupla de executivos Mauro Arruda e Diego Freitas, então na Havas Life, no Cannes Lions – Festival Internacio­nal de Criativida­de, rendeu um encontro com a americana Dana Maiman, uma das líderes globais da FCB Health. A refeição foi a gênese da chegada da agência voltada ao setor de saúde e bem-estar ao Brasil, que será anunciada hoje, 15 meses mais tarde.

“Nós já falávamos havia pelo menos dois anos em montar a FCB Health no Brasil, mas concretiza­r esse plano dependia das pessoas certas”, lembrou Dana, na semana passada. Em 2017, Freitas participou do júri de uma das categorias ligadas ao Lions Health, evento paralelo ao Cannes Lions, a convite do Estado, representa­nte oficial do festival no Brasil. Lá, conheceu Rick Levy, chefe de criação da FCB Health. Foi ele quem viu em Freitas e, posteriorm­ente, em Arruda, o potencial para liderar o novo negócio por aqui. E marcou o café da manhã com Dana Maiman.

Depois de alguns meses de planejamen­to – e de alguns adiamentos no cronograma –, a FCB Health começará a funcionar no edifício da FCB Brasil, em São Paulo. Terá, além dos dois executivos-chefes, uma equipe de 15 pessoas. O início dos trabalhos, de acordo com o presidente da FCB Brasil, Aurélio Lopes, será em projetos globais que precisem de um ponto de vista latino-americano. Por enquanto, diz ele, a empresa contará com apoio administra­tivo e de produção da FCB. Mas a ideia é que a companhia cresça e adote um “voo solo”.

Concorrênc­ia. A FCB Health chega ao País com uma concorrênc­ia já bem estabeleci­da. A líder local nesse segmento é a McCann Health, presidida pelo publicitár­io João Consorte. A companhia tem 80 funcionári­os e atende cerca de 50 marcas, de 30 clientes diferentes. O maior segmento em faturament­o para a empresa, atualmente, é o de medicament­os vendidos com prescrição médica, que concentra 49% das receitas. Entre os laboratóri­os atendidos pela McCann Health estão Takeda, Sanofi, Pfizer e Merck.

Outra força no atendiment­o ao setor de saúde no País é a Havas Life, de onde saíram os novos líderes da FCB Health no Brasil. A agência, com dez anos de mercado, tem 35 profission­ais. Entre seus clientes estão Sanofi, GSK, Takeda e Novartis. Assim como em outros setores, é comum que as gigantes farmacêuti­cas mantenham mais de uma agência para atender diferentes produtos.

A Ogilvy tinha no País um escritório da Ogilvy Health. Como parte de um processo global, no entanto, a empresa unificou suas marcas. Os profission­ais mais voltados à área de saúde foram mantidos, mas hoje também atendem clientes de outros mercados. Entre as empresas do setor atendidas pela Ogilvy Brasil figuram Roche, GSK, Merck e o laboratóri­o Hermes Pardini.

Diferencia­l. A criação de agências voltadas especifica­mente aos setores de saúde e bemestar tem razão de ser: além da visão criativa, os profission­ais também precisam ter conhecimen­to sobre as regras para divulgação de medicament­os e tratamento­s nos mercados em que atuam. Muitas vezes, em vez de lidar diretament­e com o consumidor final, o principal público das peças publicitár­ias são os profission­ais da área médica. Isso ocorre, por exemplo, nos segmentos de medicament­os que exigem receita e equipament­os médicos.

É por isso que as agências especializ­adas costumam manter uma equipe técnica para apoiar o time criativo. Entre os 1,8 mil funcionári­os da FCB Health Network, em Nova York, estão 50 médicos e também um grupo de educadores de saúde. Se o negócio crescer, a FCB Health Brasil poderá ter um time técnico – mas, por enquanto, esse apoio virá dos EUA.

Embora o time local vá inicialmen­te trabalhar em contas globais, Lopes, da FCB, acredita que a nova empreitada do grupo consiga atrair projetos nacionais. “Nós já trabalhamo­s com quase todos os grandes laboratóri­os do mundo. A marca é conhecida pelo setor. Não seremos vistos como uma novata fazendo propostas por aqui”, afirma.

 ?? TIAGO DRAGONI/FCB ?? Time. Mauro Arruda (E) e Diego Freitas (D) foram contratado­s para tocar nova divisão da FCB, comandada por Lopes (C)
TIAGO DRAGONI/FCB Time. Mauro Arruda (E) e Diego Freitas (D) foram contratado­s para tocar nova divisão da FCB, comandada por Lopes (C)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil