O Estado de S. Paulo

Tumulto e eliminação

Torcedores do Santos entraram no campo, atiraram fogos nos argentinos e quebraram cadeiras; juiz encerrou jogo no Pacaembu por falta de segurança

- Paulo Favero

Técnico Cuca (de branco) e torcedor são contidos por PMs no Pacaembu; Santos empatava com Independie­nte quando juiz encerrou o jogo por falta de segurança, o que eliminou o time da Libertador­es. Horas antes, a Conmebol havia punido o Santos, que precisaria golear.

Uma tentativa de invasão do gramado por parte da torcida do Santos encerrou precocemen­te um dia tenso para a equipe brasileira, eliminada nas oitavas de final da Copa Libertador­es pelo Independie­nte. O juiz terminou o duelo depois que, aos 35 minutos do segundo tempo, bombas foram atiradas no campo. O placar mostrava 0 a 0.

Em uma situação normal, o resultado levaria o confronto para os pênaltis. Mas após decisão da Conmebol na manhã da partida, que alterou o resultado do jogo de ida para 3 a 0 para os argentinos porque o Santos escalou o meia Carlos Sánchez de maneira irregular, o Santos teria de pelo menos fazer o mesmo placar em campo para tentar decidir nos pênaltis.

Cientes de que o milagre não ocorreria, torcedores resolveram mostrar toda sua indignação. Xingaram a Conmebol, hostilizar­am o próprio presidente santista, José Carlos Peres, atiraram bombas no setor dos visitantes e no gramado do Pacaembu, quebraram cadeiras e as arremessar­am no campo e tentaram invadir, forçando a grade que separa o terreno de jogo das arquibanca­das. Alguns conseguira­m, mas foram contidos por policiais.

“A gente imaginava que isso poderia acontecer e acho que a torcida fez certo. Aconteceu uma vergonha dessas, então a torcida está totalmente certa de fazer o que fez”, disse o atacante Rodrygo. “Quando você entra já perdendo por 3 a 0 fica um pouco mais difícil. Eles entraram um pouco mais tranquilos, a gente entrou naquela pressão, sabia que seria muito difícil reverter o placar e infelizmen­te não conseguimo­s.”

A tensão que já existia antes de começar o duelo aumentou bastante com a revolta da torcida. A Polícia Militar foi acionada e houve muita briga dentro e fora do estádio. Quatro torcedores foram detidos e o técnico Cuca se envolveu em uma confusão com a PM, que estava imobilizan­do um torcedor que conseguiu pular no gramado.

“Foi uma força exagerada em cima do menino, e violência gera violência. Está errado o rapaz invadir o campo, mas não precisa fazer daquele jeito. Eu apenas disse que estava asfixiando ele. Não levei porrada, nada, já passou e não tem nada demais. Respeito e muito o trabalho da polícia”, afirmou o treinador.

Cuca fez de tudo para buscar os gols que dariam a classifica­ção para o Santos. Colocou o time no ataque, mas sofreu diante de um bem postado Independie­nte, que poderia ter saído na frente não fosse o pênalti defendido por Vanderlei antes do intervalo. O time da casa ainda tentou um gol na etapa final, mas abusou dos chuveirinh­os na área e ainda sofreu com os contra-ataques rivais.

A eliminação na Libertador­es desanimou os jogadores do Santos, que relembrara­m ainda a queda na Copa do Brasil recentemen­te. Gabigol mencionou o fato de que, naquela ocasião contra o Cruzeiro, o jogo foi encerrado com ele partindo livre com a bola contra o goleiro. A decisão foi para os pênaltis e o time paulista foi eliminado.

Agora, o presidente Peres promete ir às últimas consequênc­ias para reparar a “injustiça” feita ao clube. “Quem manda na Conmebol são os argentinos. A decisão não foi técnica, foi política, injusta e lamentável. Não tenho a menor dúvida de que o erro foi da Conmebol e, se for possível, vamos paralisar essa competição porque ela está desmoraliz­ada. Vamos lutar em todas as instâncias”, avisou.

Seu vice, Orlando Rollo, prometeu pagar os prejuízos que a torcida causou no estádio. “Isso está previsto no contrato.”

 ?? NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS ??
NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS
 ?? MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO ?? Reação. Cuca tomou as dores dos torcedores e se desentende­u com um policial que imobilizou um santista: ‘Foi uma força exagerada em cima do menino’
MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO Reação. Cuca tomou as dores dos torcedores e se desentende­u com um policial que imobilizou um santista: ‘Foi uma força exagerada em cima do menino’
 ?? ALEX SILVA / ESTADÃO ?? Lamentação. Santistas não conseguira­m evitar a eliminação
ALEX SILVA / ESTADÃO Lamentação. Santistas não conseguira­m evitar a eliminação
 ?? ALEX SILVA / ESTADÃO ?? Depredação. Torcedores quebraram várias cadeiras
ALEX SILVA / ESTADÃO Depredação. Torcedores quebraram várias cadeiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil